Segunda-feira, Abril 29, 2024
16.9 C
Lisboa
More

    Leis eleitorais: MPLA e UNITA não chegaram a um entendimento e partido maioritário avança com as suas propostas

    Depois de duas semanas de intensos debates na Assembleia Nacional, não houve consenso e apenas os projectos de Lei da iniciativa do Executivo foram aprovados pelas comissões da especialidade, com 18 votos a favor do MPLA e três contra da UNITA, o que resultou, por exemplo, na eliminação de apuramento dos resultados de votos a nível dos municípios e províncias, como exigia o principal partido da oposição.

    O presidente da quarta comissão da Assembleia Nacional que trata dos assuntos do poder local, Tomás da Silva, insistiu que compete à Comissão Nacional Eleitoral (CNE) a centralização dos resultados provisórios, com base nos dados fornecidos pelas comissões provinciais eleitorais.

    “O apuramento nacional é realizado com base nas actas e demais documentos referentes ao apuramento provincial recebidos das comissões provinciais eleitorais e submetidos à CNE central”, disse.

    A segunda vice-presidente do Grupo Parlamentar da UNITA, Mihaela Webba, criticou aquilo a que chamou “o rolo compressor da maioria parlamentar do MPLA”, afirmando que o projecto de Lei aprovado vai contra o que o seu partido entende serem propostas “que iriam permitir um processo eleitoral transparente e credível”.

    “Quando os deputados do MPLA vão contra uma proposta que visa combater a corrupção eleitoral está tudo dito”, acrescentou, a deputada salientando que “a corrupção eleitoral ocorre em todos os processos eleitorais que já aconteceram no País”.

    “Achamos que, ao distribuírem carros, bicicletas motorizadas (…) e outros meios em pleno período da campanha eleitoral, isso constitui corrupção eleitoral”, denunciou.

    As alterações às leis do Registo Geral Oficioso e da Orgânica das Eleições Gerais foram debatidos pelas primeira e quartas comissões de trabalho da Assembleia Nacional e vão a votação final global na 12ª Reunião Plenária Extraordinária da IV Sessão Legislativa da AN, marcada para quarta-feira, 01.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BNA aprova Visão do Sistema de Pagamento em Novembro

    O Banco Nacional de Angola (BNA) prevê aprovar a Visão do Sistema Nacional de Pagamento, para o período 2023/2028,...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema