Sábado, Abril 27, 2024
14.2 C
Lisboa
More

    Lei de Identificação Civil e Emissão do Bilhete de Identidade vai a votação final hoje quinta-feira – Oposição teme que vá ser facilitada atribuição de nacionalidade a estrangeiros

    A proposta de Lei de Alteração ao Regime Jurídico da Identificação Civil e Emissão do Bilhete de Identidade de Cidadão Nacional, que a oposição alega que vai facilitar a atribuição de nacionalidade aos estrangeiros, vai quinta-feira, 19 de Novembro, a votação final, durante a 11ª reunião plenária ordinária da Assembleia Nacional.

    Segundo a proposta de Lei que gerou “muita polémica” no Parlamento na sua discussão na generalidade, “os cidadãos nacionais sem certidão ou assento de nascimento, poderão ter acesso ao Bilhete de Identidade a partir de apresentação do cartão do eleitor”.

    A UNITA, a CASA-CE, o PRS e a FNLA contrariaram esta proposta de Lei aquando da sua aprovação na generalidade argumentando que, “durante a Operação Transparência, muitos cidadãos da República Democrática do Congo (RDC), expulsos nas Lundas Norte e Sul pelas autoridades angolanas, exibiram cartões de eleitores das ultimações eleições gerais”.

    Por exemplo, a CASA-CE, na voz do seu presidente, André Mendes de Carvalho, sugeriu que se a preocupação do Executivo é resolver este problema, de preferência, os angolanos sem documentos deverão apresentar certidões de baptismo.

    No debate do documento na especialidade, o Executivo angolano apresentou aos deputados à Assembleia Nacional uma iniciativa legislativa que se junta na proposta, que atribui Bilhete de Identidade (BI) de cidadão nacional à nascença.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    ‘Brasil não pode entrar apenas como vítima em debate sobre reparação de Portugal pela escravidão’, diz Luiz Felipe de Alencastro

    A discussão sobre reparação histórica pela escravidão e pelos crimes cometidos durante o período colonial não pode se resumir...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema