Segunda-feira, Abril 29, 2024
12.1 C
Lisboa
More

    Kwanza Sul: Malária mata cem pessoas em três meses

    (AP)
    (AP)

    A província do Kwanza-Sul registou de Janeiro a Março do presente ano 42 mil casos de malária que resultaram em cem mortos.

    A informação foi prestada à rádio Kwanza-Sul pela especialista de malária do departamento provincial da saúde pública e controlo de endemias, Lucelma Constantino, que lamentou a ignorância manifestada pela população na observância de medidas profilácticas para evitar as picadas dos mosquitos.

    «Muitas pessoas não têm conhecimento do que é que se faz para se prevenir da malária como a destruição dos charcos, usar mosquiteiros, usar redes milimétricas nas janelas postas nas casas”, disse afirmando que por outro lado muitas pessoas têm esses meios mas não os usam.

    A chefe da saúde no município do Sumbe a entomologista Salomé de Boa Memória alerta as populações a não se absterem das medidas de prevenção contra a malária.

    A entomologista é de opinião que o saneamento básico do meio e uso do mosquiteiro impregnado com insecticida se afiguram como métodos mais eficazes para se evitarem mais mortes por malária, mas acrescentando que o uso de “calças compridas, camisas de mangas compridas para evitar que o mosquito nos pique” e ainda “as telas que são muito importantes nas casas”.

    “Para outras pessoas que têm poder aquisitivo também é melhor o uso de repelentes e, esses são produtos que podemos comprar numa farmácia”, acrescentou.

    Para medidas de prevenção colectiva como a segunda causa para evitar a malária Salomé de Boa Memória apontou a extinção de charcos que surgem por ocasião das chuvas, o enterro ou queima de amontoados de lixo, de pneus sem uso, garrafas e outros resíduos. (voa.com)

    Publicidade

    spot_img

    1 COMENTÁRIO

    1. Ok, ate que as medidas de segurança escritas no ùltimo parágrafo desta informação è essencial… mas, como extinguir os grandes charcos, ja que a cidade està cheia dela? Sem esqucer as valas de drenagem, que somente acomulam àguas e residuos sòlidos?

      È necessario que os órgãos competentes do executivo/administração reveja/resolva estas graves situações….

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Contagem regressiva para a Cimeira do Clima COP29, no Azerbaijão, expõe as tensões sobre o financiamento

    Os líderes políticos afirmaram que as conversações da COP29 deste ano se centrarão num desafio que não conseguiram superar...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema