Segunda-feira, Abril 29, 2024
15.8 C
Lisboa
More

    Kwanza Norte: Energia de Kapanda poderá chegar às sedes comunais de Ambaca, a partir de 2014

    (Angop)
    (Angop)

    Camabatela – O Administrador municipal de Ambaca, província do Kwanza Norte, José Francisco Rank Frank anunciou hoje que está em curso, na circunscrição, um programa de investimentos públicos virados ao alargamento da rede de distribuição de energia eléctrica da barragem de Kapanda até às sedes comunais, isto a partir de 2014.

    Em entrevista à Angop, José Rank Frank disse  que o município regista, actualmente, a execução de trabalhos de montagem de uma nova central eléctrica  que vai permitir ampliar a capacidade de distribuição de electricidade, de um para 16 Megawatts e deste modo, permitir que mais localidades possam beneficiar do fornecimento ininterrupto de energia.
    O administrador disse  também que a ampliação da capacidade de distribuição local vai  garantir que o Hospital Regional de Camabatela deixe de depender de fontes alternativas (geradores).
    “O Hospital Regional de Camabatela não beneficia de energia da rede geral, pelo facto da potência instalada na referida unidade sanitária, ser superior àquela que abastece integralmente a sede municipal, cuja solução tem passado pelo abastecimento de energia através de geradores que consomem cerca de mil litros de combustível/dia”, manifestou o responsável.
    Rank Frank revelou que, cerca de duas mil famílias da sede municipal já beneficiam do abastecimento regular de energia eléctrica, de forma ininterruptamente, números que serão elevados para mais 10 mil, a partir de 2014, no quadro dos investimentos em curso no quadro do alargamento da capacidade de distribuição.
    Revelou que, fruto dos investimentos implementados no sector da energia, grande parte da população residente nos bairros periféricos da vila de Camabatela já beneficia do abastecimento regular de electricidade, embora ainda com pouca qualidade nalguns pontos, obrigando os munícipes a recorrerem a fontes alternativas, como uso de geradores, velas e candeeiros.
    José Francisco Rank Frank disse, por outro lado, que o aumento da capacidade de distribuição vai permitir também alargar a iluminação pública a nível da sede municipal e bairros periféricos, medida que poderá contribuir para o reforço do combate à criminalidade e proporcionar a normal circulação dos cidadãos durante o período nocturno.
    Situado 180 quilómetros a Norte da cidade de Ndalatando (capital do Kwanza Norte), o município de Ambaca, conta com uma extensão territorial de 3.080 quilómetros quadrados, uma população estimada em oitenta mil habitantes, distribuídos em quatro comunas, nomeadamente, Camabatela (sede), Luinga, Maúa, Tango e Bindo. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Contagem regressiva para a Cimeira do Clima COP29, no Azerbaijão, expõe as tensões sobre o financiamento

    Os líderes políticos afirmaram que as conversações da COP29 deste ano se centrarão num desafio que não conseguiram superar...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema