Segunda-feira, Abril 29, 2024
12.1 C
Lisboa
More

    Comissões Provinciais eleitorais destroem boletins de voto

    (Foto: D.R.)
    (Foto: D.R.)

    Luanda – As comissões provinciais eleitorais do Namibe, Cabinda, Zaire, Kwanza Norte, Moxico e Kuando Kubango procederam hoje, sexta-feira, a incineração dos boletins de voto referentes as eleições gerais de 31 de Agosto de 2012, num acto previsto na Lei Eleitoral em vigor no país

    Neste contexto, cento e 69 mil e 548 boletins de votos inscritos na província do Namibe foram  destruído  num acto orientado pelo presidente da Comissão provincial eleitoral, Manuel Marques Gerónimo de Araújo, o qual afirmou que desta cifra dos eleitores registados , o número de votante foi de 109 mil e 899 elementos, representando uma percentagem de 75 porcento.

    No mesmo diapasão o presidente da Comissão Provincial Eleitoral do Kwanza Norte, Gabriel António Mateus, referiu que a destruição do referido material constitui um imperativo decorrente da Lei Eleitoral e que a nível dessa região foram destruídos os  boletins de voto validamente expressos  contabilizados  nos 10 municípios da província.

    Por outro lado cerca de cento e cinquenta mil boletins de votos utilizados durante as eleições gerais de 31 de Agosto de 2012, na Província do Zaire, foram incinerados nos arredores da cidade de M’banza -Kongo, pela Comissão Provincial Eleitoral (CPE).

    Entre o material destruído constam boletins expressamente válidos, inutilizados e não utilizados, cadernos eleitorais, cartuchos de tinta indelével, entre outro material gastável em estado deteriorado proveniente de todos os municípios, incluindo o do pleito eleitoral de 2008.

    Acto idêntico foi realizado pela Comissão Provincial Eleitoral (CPE) de Cabinda , tendo o mesmo ocorrido no vale do Yabi, Sul da cidade de Cabinda.

    Do material destruído, por incineração, constaram os boletins de votos validamente expressos e que não foram utilizados, bem como outros materiais de propaganda.

    Cerimonias do género tiveram lugar igualmente nas províncias do Moxico e do Kuando Kubango, as quais contaram com a presença de representantes de partidos políticos com assento na Assembleia Nacional, designadamente MPLA, UNITA, CASA-CE, PRS e FNLA. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Contagem regressiva para a Cimeira do Clima COP29, no Azerbaijão, expõe as tensões sobre o financiamento

    Os líderes políticos afirmaram que as conversações da COP29 deste ano se centrarão num desafio que não conseguiram superar...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema