Sábado, Maio 11, 2024
16.8 C
Lisboa
More

    Jacob Zuma critica OTAN

    O Presidente da África do Sul, Jacob Zuma, deplorou ontem os bombardeamentos indiscriminados das populações na Líbia e afirmou que a resolução da ONU que permite a operação da OTAN não autoriza “uma mudança de regime ou um assassínio político” de Muammar Kadhafi. A declaração do Chefe de Estado sul-africano foi feita na abertura de uma reunião da comissão de mediadores da União Africana (UA) sobre a Líbia.
    “Os bombardeamentos contínuos da OTAN e dos seus aliados são uma preocupação para a nossa comissão e para a assembleia da União Africana, porque a finalidade da resolução 1973 era proteger o povo líbio e facilitar os esforços humanitários”, disse Jacob Zuma.
    “A finalidade não era autorizar uma campanha para uma mudança de regime ou um assassínio político”, acrescentou o Presidente sul-africano. Na declaração, Jacob Zuma considerou também que o “impasse militar” que se verifica no terreno “não pode eternizar-se indefinidamente”, tanto pelo “terrível custo em vítimas civis” como pela “potencial desestabilização de toda a sub-região”.
    “O povo africano quer ver o fim imediato do conflito na Líbia e o início de um processo que conduza a um regime democrático”, afirmou, reafirmando que a solução deve ser política.
    A comissão de mediadores da UA, composta pelos presidentes da África do Sul, Congo, Mauritânia, Mali e Uganda, reuniu-se ontem em Pretória para avaliar os esforços de mediação para uma resolução da situação na Líbia.
    A reunião realizou-se a poucos dias da 17ª Cimeira da UA, marcada para 30 de Junho e 1 de Julho em Malabo, na Guiné-Equatorial, e num contexto de divisões entre os países africanos em relação à Líbia.
    A UA propôs um “roteiro” para a Líbia prevendo um cessar-fogo e a instauração de um período de transição que conduza à realização de eleições livres, proposta aceite por Muammar Kadhafi mas rejeitada pelos rebeldes que combatem o seu regime.

    Fonte: Jornal de Angola

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Ativistas climáticos pressionam Biden para interromper as exportações de petróleo do novo terminal petrolífero

    Os ativistas climáticos que pressionaram com sucesso o Presidente Joe Biden a suspender as novas exportações de gás natural...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema