Quinta-feira, Maio 16, 2024
18.9 C
Lisboa
More

    Iraque: Reino Unido prolonga missão militar contra o ISIL liderada por uma mulher (Vídeo)

    (euronews.com)
    (euronews.com)

    O Reino Unido vai prolongar por mais um ano que o previsto a missão no Iraque dos oito jatos Tornado do Esquadrão 12, o primeiro ao serviço de Sua Majestade a ser liderado por uma mulher. A Força Aérea britânica, conhecida como RAF, integra a coligação internacional que está a combater desde o ano passado o grupo autoproclamado Estado Islâmico (ISIL, na sigla inglesa).

    O prolongamento da missão foi confirmada em Bagdade pelo secretário da Defesa britânico, Michael Fallon: “A minha visita aqui tem por objetivo reafirmar o apoio do Reino Unido ao Iraque. Vamos asumir grandes medidas para reforçar a nossa ajuda no treino das forças iraquianas que operam no terreno e também dar formação no desarmamento de bombas, o maior problema que se tem colocado às forças iraquianas.”

    O Esquadrão 12 , o primeiro a ser liderado por uma mulher, a comandante de asa Nikki Thomas, conta no currículo, só no Iraque, com mais de 1100 missões, incluindo 250 bombardeamentos, a sua especialidade, e centenas de operações de vigilância sobre as zonas controladas pelo ISIL.

    Quem é a comandante de asa Nikki Thomas?

    Nikki Thomas é uma figura emblemática na força aérea britânica. Formada em engenharia aeronáutica pela Universidade Loughborough, entrou para a força aérea britânica em 2000 e tem subido na hierarquia.

    Juntamente com a tenente Juliette Fleming, fez parte da primeira tripulação feminina a pilotar jatos de combate, no caso um Tornado GR4, em 2009, tendo colecionado inúmeras horas de voo em missões de combate no Afeganistão e sido a primeira mulher na equipa Tornado GR4 a qualificar-se como instrutora de armamento.

    Em 2010, Nikki Thomas afatou-se dos “cockpits” e integrou os quadros do Ministério da Defesa. Conseguiu o diploma de Mestre de Artes (MA) em estudos da Defesa antes de começar a ser treinada para o papel entretanto assumido.

    Em janeiro deste ano, com 36 anos e após treino árduo para prevenir uma eventual captura, tornou-se na primeira mulher a liderar um esquadrão de aviões a jato da RAF, tendo a seu cargo cerca de 250 subalternos, incluindo 30 dos melhores pilotos de caças britânicos. O Esquadrão 12 integrou a “Operação Shader”.

    Esta semana, Niki ficou a saber que vai manter-se, curiosamente, mais um ano do que previsto na luta contra o grupo Estado Islâmico, uma organização “jihadista” que tem raptado e feito de muitas mulheres meras escravas sexuais. (euronews.com)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Excesso de capacidade na indústria siderúrgica da China se espalha para os mercados de exportação

    Uma investigação do Ministério do Comércio da Tailândia poderá ampliar as medidas anti-dumping contra bobinas de aço laminadas a...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema