Quinta-feira, Maio 9, 2024
20.5 C
Lisboa
More

    Indústria cria 13 mil empregos em 4 anos

    O sector da indústria transformadora investiu 1,7 mil milhões de dólares, no período de 2008 a  Agosto de 2012, no licenciamento de vários estabelecimentos industriais no país e proporcionou 13 mil e 127 postos de trabalho. Segundo o relatório de balanço do Ministério da Indústria sobre o seu desempenho no período, 2008/2012, os investimentos foram direccionados para 14 províncias, onde Luanda teve 74, 95 por cento (pc) do total dos projectos licenciados, seguida de Malanje com 11,99 por cento, Benguela com 5, 33 por cento e Bengo com 2,67 por cento.

    Segundo o relatório da instituição, durante este período 408 funcionários receberam acções de formação em áreas ligadas ao desenvolvimento gerencial e da gestão moderna, técnicas de secretariado. Gestão de projectos e secretariado, informática e recursos humanos.

    Projectos

    O sector da indústria transformadora possui 24 projectos orçados em 155 milhões de dólares, dos quais 776 milhões estão em negociação com o Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA) para financiamento.

    De acordo com o documento, estão igualmente em negociação com o Banco de Poupança e Crédito (BPC) para o  financiamento de projectos avaliados em cerca de 35 milhões de dólares, 795 mil 666 dólares.

    Reabilitação

    O relatório refere que a indústria transformadora prossegue com o processo de reabilitação e apetrechamento dos centros de formação especializada, a implantação de sistemas de gestão do cadastro industrial, a estatística e informação da instituição e o seu alargamento às províncias.

    Neste período, o Instituto de Desenvolvimento Industrial (IDIA) desenvolveu actividades Iigadas a reabilitaçãoe modernização dos complexos têxteis, nomeadarmente a Textang II, África Têxtil e Satec, onde as duas primeiras se encontram em execução enquanto a Satec aguarda pelo embarque dos equipamentos.

    Aposta

    Promoveu-se o relançamento do sector moageiro com a construção de moagens de trigo nas províncias do Kuanza-Sul (Porto Amboim), Luanda (Catete) e Benguela (Lobito) e a ampliação da moagem de milho no Lubango (Huila).

    Execução

    O documento adianta que está em execução na província do Kuanza-Sul, a construção de uma fábrica de cimento e no Pólo Industrial de Viana a criação de um centro avançado de tecnologias para o sector industrial. Estão igualmente em curso projectos sobre a redinamização da fileira de madeira e produtos afins, indústria de mobiliário, açúcar e etanol, moageira, produção de fertilizantes, cimento e a construção de metalomecânica pesada.

    Projectos estruturantes

    Estão também em construção os pólos de desenvolvimento industrial de Fútila (Cabinda), Viana (Luanda; Catumbela (Benguela), e Lucala no (Kwanza-Norte). Com a participação do Ministério do Comércio, está a ser desenvolvido o figurino das quotas de importação de farinha de trigo e milho, bem como os critérios de selecção das empresas para os períodos de ausência de produção nacional de modo a regular a comercialização destes produtos.

    Investir em Angola 

    Os investidores ficam isentos do pagamento de imposto sobre aplicação de capitais por um período de 15 anos se investirem nas províncias do Huambo, Bié, Moxico, Kuando-Kubango, Cunene, Namibe, Malanje e Zaire. Por um período de 12 anos, os investidores ficam isentos do pagamento de imposto nas províncias do Kwanza-Norte, Kwanza- Sul, Bengo, Uíge, Lundas e municípios  do interior de Benguela, Cabinda e Huíla. por um período de oito anos, os investimentos ficam isentos se investirem nas províncias de Benguela, Cabinda e Huíla, além do município do Lobito.

    Fonte: Jornal de Economia & Finanças (JA)

     

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Governo são-tomense defende acordo militar com a Rússia

    São Tomé e Príncipe e a Rússia assinaram um acordo técnico militar que tem o objetivo de intensificar não...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema