Sábado, Maio 25, 2024
17.3 C
Lisboa
More

    Huíla: Fundo Soberano Angolano financia construção de novos pontos de água

    O Fundo Soberano Angolano está a financiar a construção de 33 pontos de captação e distribuição de água em toda extensão do município de Caluquembe, província da Huíla, informou, hoje, sábado, na circunscrição o administrador local, José Arão Nataniel Chissonde.

    Em declarações à imprensa, o responsável, que procedia ao balanço das acções desenvolvidas no período 2012 a 2017, sem avançar o custo, disse que a empreitada está a ser realizada em parceria com a administração municipal local e a Ong People in Need e estão a negociar com a mesma para a abertura de mais furos para a cobertura total do município.

    Ainda neste sentido, informou que está em fase de aprovação por parte do Tribunal de Contas a execução do projecto de águas de Caluquembe, que vai ter a sua captação a partir do rio Quê, a 32 quilómetros do sector da Vila Branca.

    “Concluído o projecto, chegará ao consumidor através de mais de cinco mil ligações a nível da circunscrição, permitindo um abastecimento de água com mais qualidade, com vista a diminuir consideravelmente os casos de doenças causadas pelo consumo deste liquido não tratado, bem como facilitar a irrigação dos campos das zonas pelas quais vai passar a conduta”, aludiu.

    Fez saber que foram construídos centros de captação de água e uma estação de tratamento na sede do município, que funciona com duas captações, nas localidades do Mumue, Cussesse, Gando, Vila-branca, Cahãla, Chaunje, Cacomba, Mercado municipal da Alemanha, Lomba, Vatuco, Embala Unhangui, Campuena e bairro 25 de Abril.

    Referiu que no sector de energia, foram adquiridos cinco geradores para as sedes comunais da Negola, do Calepi, e para a sede municipal.

    No domínio das infra-estruturas, as principais ruas da sede municipal de Caluquembe foram asfaltadas, bem como a construção e apetrechamento do hospital materno infantil no bairro da Alemanha, arredores da sede comunal, a construção de 26 residências no bairro Cachicacala no âmbito dos 200 fogos habitacionais por município.

    O município de Caluquembe dista a 193 quilómetros a norte do Lubango, sede da província da Huíla. (ANGOP)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Como é que Itália vê a abertura de Ursula von der Leyen para cooperar com Meloni?

    Meios de comunicação social italianos descrevem a declaração da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, como ousada,...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema