Quinta-feira, Maio 16, 2024
17.3 C
Lisboa
More

    Huíla: Executivo angolano e FAO concluem projecto veterinário na região sul

    Um projecto de reforço de infra-estruturas de apoio a actividade veterinária, denominado “SANGA”, foi implementado nos últimos cinco anos pelo Executivo angolano, financiado pela União Europeia (UE) em quatro milhões de euros, tendo beneficiado cinco províncias da região sul do país.

    Huíla: Exposição de Gado na 11º feira agropecuária (Foto: José Krithinas)
    Huíla: Exposição de Gado na 11º feira agropecuária (Foto: José Krithinas)

    A informação foi hoje, segunda-feira, avançada à Angop, no Lubango, pelo coordenador de projectos do Fundo das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), Matteo Tonini, que disse que a acção beneficiou 15 municípios das províncias da Huíla, Namibe, Benguela, Huambo e Cunene.

    Indicou que o projecto incidiu também na reabilitação e apetrechamento de 15 farmácias municipais de veterinária nas localidades da Chibia, Gambos e Quipungo (Huíla), Bibala, Virei e Camucuio (Namibe), Cubal, Caimbambo e Benguela sede, Ecunha, Longodjo e Caala (Huambo).

    Foram ainda reabilitadas farmácias veterinárias em Ondjiva, Changongo e Cahama, na província do Cunene, enquanto 122 tratadores de gado que trabalham nas farmácias receberam formação sobre manuseio de placas solares que garante o funcionamento dos meios de conservação de vacinas, como meios de suporte das campanhas de vacinação bovina.

    Matteo Tonini explicou que o projecto “SANGA” permitiu igualmente a construção de três mangas de vacinação definitivas nas localidades de Namacunde (Cunene), Bibala (Namibe) e na Matala (Huíla) para apoiar as campanhas de imunização bovina e reduzir a morte no seio das manadas.

    O coordenador informou também que a FAO e o Instituto de Serviços de Veterinária (ISV) conseguiram realizar campanhas de sensibilização junto dos criadores de gado e a construção de chipancas para o abeberamento do gado bovino, atendendo a seca que se faz sentir na região.

    O projecto SANGA iniciou em 2009 e terminoi em Junho último para fortalecer os serviços de pecuária, com vista a reduzir, de forma significativa, a morte de animais nas comunidades criadoras de gado do sul de Angola, assegurando a saúde animal e humana. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Presidente da República recomenda aumento da produção de petróleo e gás

    O Presidente da República, João Lourenço, recomendou, esta quinta-feira, em Luanda, ao reconduzido Conselho de Administração da Sonangol, o...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema