Segunda-feira, Junho 17, 2024
21.3 C
Lisboa
More

    Huambo: Provedoria de Justiça carece de técnicos especialistas

    A Provedoria de Justiça no Huambo necessita de mais 14 técnicos para melhorar o trabalho de protecção e garantia dos direitos dos cidadãos na região, entre os quais três licenciados nas especialidades de Direito, Psicologia e Sociologia.

    O facto foi expresso hoje pelo Provedor da região, Gabriel David Saquenha, em declarações à Angop, tendo referido, na ocasião, que a instituição reduz-se, actualmente, ao Provedor.

    Afirmou que a Provedoria precisa de ter um quadro de pessoal que permitam a resolução das situações ilícitas entre os cidadãos que chegam aos tribunais, do ponto de vista jurídico, psicológico e social.

    No seu entender, a solução das situações sociais actuais não passa apenas por via do direito, tido até ao momento como principal instrumento de resolução dos problemas, exigindo, acima de tudo, a sua percepção na vertente psicológica, antropológica, psicológica e sociológica.

    Desta forma, disse, permite-se tomar medidas acertadas em função dos estudos que se vão realizar nestas áreas, acerca das situações concretas.

    Explicou que a ideia do alargamento do quadro do pessoal da Provedoria enquadra-se na dinâmica e no processo de desenvolvimento que a sociedade tem registado, de modo a melhor defender os direitos fundamentais dos cidadãos, sobretudo os direitos humanos que se estabelecem na relação entre os cidadãos e as organizações governamentais.

    “Queremos firmar a nossa ideologia com o reforço das capacidades quer materiais, técnicas e humanas, para que sejam acauteladas as situações de violação dos direitos dos cidadãos”, asseverou.

    É preciso que o quadro a nível da Provedoria, enquanto órgão intermediário entre os cidadãos e as instituições encarregues pela administração de justiça, seja aceitável, heterogéneo, mereçam respostas adequadas, acrescentou.

    Outra preocupação manifestada pelo provedor é a falta de instalações condignas de funcionamento, tendo referido que há promessas do governo local para se ultrapassar a situação que tem dificultado os serviços da instituição, em termos de acomodação dos cidadãos que procuram pela provedoria para exporem as suas queixas. (ANGOP)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Forças russas resgatam funcionários de um centro de detenção e matam os sequestradores

    As forças de segurança entraram um centro de detenção no sul da Rússia no domingo, matando os reclusos que...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema