Quinta-feira, Maio 16, 2024
14.3 C
Lisboa
More

    Hacktivistas pró-Rússia continuam ataques a países europeus

    Depois de atacarem websites do Governo e da família real em Espanha, além de vários bancos espanhóis, o grupo de hackers pró-Rússia NoName057(16) centra agora as suas atenções noutro país europeu, avança a empresa de cibersegurança portuguesa VisionWare.

    Desta vez, websites do Governo francês estiveram na “mira” dos piratas informáticos, em ataques DDoS que seguem um outro conjunto de incidentes reivindicados por outro grupo de hacktivistas conhecidos pelo nome Anonymous Sudan, que, ainda em junho, atacaram instituições financeiras europeias numa operação coordenada com o grupo Killnet.

    Através de um dos seus canais no Telegram, os hackers do grupo NoName057(16) reivindicam a autoria de vários ataques a um portal do Ministério da Economia francês, assim como ao website dos serviços públicos e da direção-geral de finanças públicas do país.

    Ao SAPO TEK, Diogo Carapinha, consultor da VisionWare e sub-coordenador do VisionWare Threat Intelligence Center, começa por explicar que os ataques perpetrados por ambos os grupos “vão muito além do ciberespaço”, com “motivações de cariz político-ideológico”.

    Por um lado, os hackers do grupo NoName057(16) são pró-Rússia. Por outro, os do Anonymous Sudan são um grupo caracterizado pela sua ideologia fundamentalista islâmica, manifestando-se contra o Ocidente.

    “Os ataques a França têm sido por motivações diferentes”, realça Diogo Carapinha. No início de agosto, o grupo Anonymous Sudan reivindicou, através do seu canal no Telegram, um conjunto de ataques contra 600 websites do Governo francês, afirmando que estavam a preparar um ataque de maiores proporções para breve.

    Por: Francisca Andrade

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Excesso de capacidade na indústria siderúrgica da China se espalha para os mercados de exportação

    Uma investigação do Ministério do Comércio da Tailândia poderá ampliar as medidas anti-dumping contra bobinas de aço laminadas a...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema