Segunda-feira, Abril 29, 2024
16.9 C
Lisboa
More

    Guiné-Bissau: Centrais sindicais guineenses ameaçam decretar greve geral de dois dias

    (Foto: D.R.)
    (Foto: D.R.)

    As duas centrais sindicais da Guiné-Bissau anunciaram hoje (sexta-feira) que vão decretar uma greve geral de dois dias se o Governo não pagar aos professores para que estes possam voltar a dar aulas nas escolas públicas.

    A posição da União Nacional dos Trabalhadores da Guiné (UNTG) e da Confederação Geral dos Sindicatos Independentes (CGSI) foi transmitida hoje em conferência de imprensa pelos secretários-gerais das duas organizações.

    Estêvão Có (UNTG) e Filomeno Cabral (CGSI) querem que o governo de transição pague, até quarta-feira, pelo menos seis dos dez meses de salários que deve aos professores.

    Se o prazo não for respeitado, avançam para uma paralisação geral de dois dias, referiram na conferência de imprensa presenciada também pelos presidentes dos sindicatos de professores.

    Oficialmente, o ano letivo nas escolas públicas foi declarado aberto a 30 de Setembro, mas as escolas públicas da Guiné-Bissau estão fechadas por causa de uma greve de 90 dias decretada pelos professores.

    Face à situação, “fomos obrigados a envolver-nos em encontros ao mais alto nível para procurar soluções”, observou Estêvão Có.

    Nos encontros mantidos com o primeiro-ministro do governo de transição, Rui de Barros, no gabinete do presidente da Assembleia Nacional Popular (ANP), Sori Djaló, as centrais sindicais propuseram ao executivo que tome emprestado o dinheiro do Fundo de Promoção Industrial para pagar aos professores.

    “Essa proposta foi aceite, mas estranhamente, volvidos 15 dias desde o nosso encontro, os professores ainda não receberam”, disse Filomeno Cabral, apontando o dedo ao primeiro-ministro, Rui de Barros, e ao presidente de transição, Serifo Nhamadjo.

    As duas centrais sindicais dizem-se indignadas com a forma como Serifo Nhamadjo tem vindo a lidar com a falta de aulas nas escolas públicas. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Aquisição de combustível reduz cerca de 21% no 1º trimestre

    O país adquiriu 1.230 mil 623 toneladas métricas (TM) de combustíveis líquidos para a comercialização, durante o primeiro trimestre...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema