Sábado, Maio 18, 2024
19.4 C
Lisboa
More

    Governo negoceia com grupo chinês exploração de ferro no Cunza Norte

    O Governo e a empresa chinesa CIF estão em negociações para o arranque do projeto de exploração de ferro e construção de uma siderúrgica, na província do Cuanza Norte, com potencial de 276 toneladas anuais desse metal.

    Segundo o diretor provincial da Indústria e Geologia e Minas do Cuanza Norte, Emanuel de Sousa, o projeto de exploração de ferro e construção da fábrica de siderurgia no polo industrial do Dondo, encontra-se em fase de conversações entre o ministério de tutela e a empresa investidora, China International Found (CIF).

    O responsável referiu que estão igualmente em preparação os estudos de viabilidade do projeto mineiro siderúrgico da Cerca, que abrange os municípios de Golungo Alto, onde se encontra a comuna da Cerca, e de Cambambe.

    “A presumível exploração de ferro por parte da empresa chinesa CIF é no município de Cambambe, na zona do Muchau, junto a Nova Oeiras”, explicou Emanuel de Sousa, em declarações hoje à Rádio Nacional de Angola.

    Segundo Emanuel de Sousa, a implementação deste projeto poderá gerar vários postos de trabalhos e desenvolvimento da região.

    “São muitos setores abrangidos nesta exploração e a produção de ferro vai implicar meios de transportes ferroviário, camionagem, vai implicar que se invista bastante no setor energético na região, porque é uma indústria que consome bastante energia e água”, referiu.

    A região de Nova Oeiras viu erguida, em 1771, pelo português Francisco Inocêncio Coutinho, a sua primeira fábrica de ferro, igualmente a primeira do género em África.

    Para a implementação do projeto, foram desminados pelo Governo angolano cerca de dois milhões de metros quadrados, tendo já sido entregues três certificados provisórios da área de exploração, do estaleiro e da picada de ligação de duas áreas.

    De acordo com o chefe adjunto da sala operativa central da comissão executiva de desminagem do Ministério da Assistência e Reinserção Social, João Sebastião, certificou que já pode se dar início ao projeto, tendo em conta a vasta área desminada.

    “Nós estávamos a desminar o projeto de concessão de ferro, na área da comuna da Cerca, precisamente Mbassa e Nova Oeiras”, disse, acrescentando que nesta altura está a ser feita uma desminagem de acompanhamento. (Dinheiro Vivo)

    por Lusa

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    TSE suspende julgamento de ações que pedem cassação de Moro por atos na pré-campanha em 2022; caso será retomado na 3ª

    O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu nesta quinta-feira o julgamento das ações que pedem a cassação do senador Sergio...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema