Segunda-feira, Abril 29, 2024
15.8 C
Lisboa
More

    Governo engajado na garantia do acesso aos serviços sociais de pessoas vulneráveis

    A ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher (MASFAMU), Ana Paula do Sacramento Neto, reiterou, nesta segunda-feira, em Luanda, o engajamento do governo angolano na garantia do acesso aos serviços sociais para pessoas em situação de vulnerabilidade.

    A ministra falava no acto da Terceira Conferência Nacional da Acção Social que decorre sob o lema “Reforcemos a Intervenção Integral da Acção Social, Visando a Melhoria da Qualidade de Vida dos Cidadãos”.

    A governante afirmou que o assunto em causa recai fundamentalmente para os idosos, crianças, pessoas com deficiências, com albinismo, reclusos, bem como os indivíduos sem amparo familiar.

    Explicou que a concretização deste serviço requer a atenção das administrações municipais, dos departamentos ministeriais, membros do conselho da acção social, com vista a encontrar melhores métodos de resolução.

    Segundo a ministra, o documento orientador estabelece as bases teóricas e metodológicas para uma plataforma integrada no sistema nacional da acção social que permite garantir os indivíduos agregados e familiares em situação de vulnerabilidade, o acesso aos serviços sociais básicos, a efectivação dos seus direitos, a redução dos riscos e dos efeitos negativos.

    “O sector da Acção Social Família e Promoção da Mulher, é chamado a implementação da política nacional da acção social aliada a lei de bases de protecção social e outros diplomas legais nacionais e internacionais.” disse.

    Por outro lado, referiu que foram implementados de 2018 a 2023, dois programas de transferências sociais monetárias nomeadamente “O valor criança”, com foco ao menor de cinco anos de idade, nas províncias do Bié, Moxico e Uíge com uma abrangência de 36 mil e 298 beneficiários e o projecto “Kwenda” implementado em 62 municípios das 18 províncias, tendo sido cadastradas um milhão cento e trinta e oito mil e setentas pessoas.

    Do referido programa ,segundo Ana Paula, já beneficiaram oitocentas e vinte e duas mil e 433 agregados familiares com transferências sociais monetárias, tendo salientado que a vigência do mesmo foi estendido de um para dois anos.

    Indicou que as transferências sociais monetárias tornaram-se num instrumento canalizador para redução da vulnerabilidade combinada s com outros modelos de intervenção sustentáveis, tais como o reforço de inclusão produtiva das famílias e a dinamização da municipalização da acção social.

    A par disso, assegurou que o sistema concorre como redução de vulnerabilidades das famílias, como a implementação do programa de desenvolvimento local e combate a pobreza que já atendeu um milhão trezentos e vinte mil, duzentos e trinta e sete famílias, destacou ainda os projectos ligados a inclusão produtiva, produção social, capacitação da mulher, o emponderamento da jovem rapariga no meio urbano e rural, merenda escolar e infra-estrutura sociais.

    O evento com duração de dois dias, tem como objectivo apresentar um balanço das actividades desenvolvidas ao longo dos últimos cinco anos no domínio da protecção social.

    Pretende-se, do mesmo modo, a promoção de uma reflexão sobre a intervenção integral como resposta para as pessoas e famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade.VS/MAG.

    Publicidade

    spot_img
    FonteANGOP

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Contagem regressiva para a Cimeira do Clima COP29, no Azerbaijão, expõe as tensões sobre o financiamento

    Os líderes políticos afirmaram que as conversações da COP29 deste ano se centrarão num desafio que não conseguiram superar...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema