Terça-feira, Abril 30, 2024
13.8 C
Lisboa
More

    Governo da Colômbia está preocupado, mas não surpreso com ex-líderes das Farc

    O alto comissário para a paz do governo colombiano, Miguel Ceballos, considerou nesta quinta-feira “preocupante”, mas não surpreendente, o anúncio de líderes rebeldes que deixaram o acordo de paz para retomar a luta armada.

    “Não há surpresa para o governo nacional. Infelizmente essas pessoas já haviam deixado claro, com o seu comportamento, que dariam as costas ao acordo de paz”, disse Ceballos em entrevista à Blu Radio, citado pela AFP.

    No entanto, ele enfatizou, “é um anúncio muito perturbador”.

    Num vídeo postado no YouTube, Iván Márquez, ex-número dois da guerrilha dissolvida das FARC, reapareceu vestido de verde militar anunciando seu retorno às armas junto com outros chefes rebeldes que se afastaram do acordo de paz na Colômbia.

    O paradeiro de Márquez era desconhecido há mais de um ano, quando ele decidiu se distanciar dos compromissos assinados em Novembro de 2016.

    O ex-negociador alegou violações do Estado aos acordos que levaram ao desarmamento da maior parte dos combatentes do que era a guerrilha mais poderosa da América, hoje transformada em partido político.

    No vídeo, Márquez aparece com os líderes rebeldes Jesús Santrich e Hernán Darío Velásquez, também conhecido como El Paisa. Os três são ladeados por 17 homens e mulheres armados e uma faixa que diz “Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia FARC-EP”.

    O comissário do governo pediu à justiça de paz que exclua os guerrilheiros dos benefícios legais acordados no acordo de paz e emita “os correspondentes mandados de prisão”.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    UE lança reflexão para rivalizar com o vasto plano de investimento global da China, especialmente em África

    O financiamento do Global Gateway da UE tem sido “muito disperso” e deve ser concentrado se quisermos ter alguma...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema