Quarta-feira, Abril 17, 2024
23.2 C
Lisboa
More

    Embaixada dos EUA na Venezuela saúda opositores por apelarem contra impedimentos nas eleições

    A embaixada dos Estados Unidos na Venezuela aplaudiu nesta sexta-feira a decisão da candidata da oposição venezuelana María Corina Machado e de outros líderes de recorrer das decisões que os deixaram inelegíveis no mais alto tribunal do país.

    O anúncio, no prazo previsto em um acordo conjunto entre o partido do governo e a oposição, marcaria uma mudança de Machado, que disse quinta-feira que não iria recorrer porque nunca tinha sido notificada da proibição.

    Machado, assim como outras figuras da oposição, como Henrique Capriles e Freddy Superlano, foram proibidos de ocupar cargos públicos, o que consideram medidas injustas da Controladoria-Geral da República.

    “Aplaudimos María Corina Machado e os outros candidatos por sua valentia e disposição de apelar contra seus impedimentos”, disse a embaixada dos EUA na Venezuela no X, antigo Twitter. “Cabe agora aos representantes de Nicolás Maduro demonstrar o seu compromisso com eleições competitivas e inclusivas”, acrescentou.

    A candidata da oposição disse quinta-feira que não iria ao tribunal superior do país porque não foi notificada dos procedimentos, acrescentando que “todos sabemos que os lapsos legais são estabelecidos por lei, não estabelecidos pelo regime”.

    O processo de recurso no Supremo Tribunal de Justiça venezuelano esteve aberto até 15 de dezembro, conforme acordado no mês passado entre a oposição e o governo de Nicolás Maduro.

    Machado e os demais opositores impedidos de concorrer não responderam imediatamente aos pedidos de comentários.

    A Embaixada dos EUA não respondeu a um pedido de comentário.

    Por Vivian Sequera, Mayela Armas e Deisy Buitrago

    Publicidade

    spot_img
    FonteREUTERS

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Relação diz “que não há qualquer indício” de que António Costa tenha falado com Lacerda Machado sobre Sines

    O Tribunal da Relação de Lisboa não encontrou nos autos da investigação da Operação Influencer, que resultou na demissão...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema