Terça-feira, Abril 30, 2024
13.8 C
Lisboa
More

    Governador exorta fiscalização rigorosa às instituições públicas

    O governador do Moxico, Gonçalves Muandumba, exortou quinta-feira, no Luena, aos novos membros do Comité de Direitos Humanos uma fiscalização rigorosa do comportamento das instituições públicas para a garantia da liberdade de espírito e expressão das comunidades locais, escreve a Angop.

    A exigência foi feita no acto de empossamento dos novos membros do Comité de Direitos Humanos, sublinhando que o país precisa de consolidar a democracia, o estado de direito democrático forte dentro do contexto da unidade e da reconciliação nacional.

    O governante augurou que o Comité de Direitos Humanos exerça uma função pedagógica e actuante dentro das comunidades e nas instituições públicas e privadas, através de realização de palestras que visam incentivar a cultura da paz.

    Numa outra cerimónia, em que Gonçalves Muandumba conferiu posse a 156 novos gestores públicos, entre administradores municipais adjuntos, directores e sub–directores escolares aconselhou à união, concórdia e responsabilidade no exercício da actividade.

    O governador provincial acautelou, sobretudo, os directores e sub–directores das escolas localizadas nas zonas longínquas, a suportarem as dificuldades de alojamento, via de acesso, bem como melhorar a qualidade de ensino, superação e gestão dos estabelecimentos de ensino.

    O Coordenador do Comité de Direitos Humanos no Moxico, Adalberto Samba Donge, disse que os membros ora empossados vão priorizar a sensibilização das comunidades para conhecerem o verdadeiro significado de direitos humanos.

    O também delegado do Gabinete Provincial da Justiça e Direitos Humanos frisou que o comité tenciona seguir a estratégia nacional dos direitos humanos, cujo instrumento está em fase de estudo e aprovação.

    Enquanto isso, o director do Gabinete Provincial da Educação, Raimundo Ricardo, referiu que o sector vai procurar cumprir o plasmado na legislação, segundo o qual, os mandatos dos gestores escolares devem ser apenas de três anos.

    Afirmou, por outro lado, que a mudança visa dar outra dinâmica no sistema de ensino e aprendizagem, principalmente, para os alunos da iniciação.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    UE lança reflexão para rivalizar com o vasto plano de investimento global da China, especialmente em África

    O financiamento do Global Gateway da UE tem sido “muito disperso” e deve ser concentrado se quisermos ter alguma...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema