Domingo, Maio 19, 2024
18.3 C
Lisboa
More

    Fogo na Serra da Estrela com mais de 480 operacionais no terreno

    O fogo que lavra há mais de 48 horas no Parque Natural da Serra da Estrela mantém uma frente ativa e está a ser combatido por 480 operacionais e oito meios aéreos, disse à Lusa fonte da Proteção Civil.

    (D.R)
    (D.R)

    “Neste momento [15:00], mantém-se uma frente ativa virada para Manteigas e continuam a ser feitos todos os esforços para a controlar”, apontou.

    A fonte acrescentou que o “combate tem estado a progredir favoravelmente”, mas não quis avançar qualquer previsão sobre quando é que as chamas poderão ser dominadas.

    Durante a manhã de hoje, o diretor da Delegação Centro do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), Rui Melo, referiu, em declarações à agência Lusa, que este fogo está a destruir uma zona com “forte importância ambiental e paisagística”.

    O responsável desta entidade que tutela o Parque Natural da Serra da Estrela explicou que o fogo está a avançar para uma área de floresta plantada há cerca de 80 anos e cuja “regeneração poderá demorar vários anos a ser conseguida”.

    “Naturalmente que estamos muito preocupados, designadamente com a área do Vale do Mondeguinho, porque estamos a falar de uma zona que tem forte importância ambiental, paisagística, florística, faunística e também turística”, disse.

    De acordo com a página da Autoridade Nacional da Proteção Civil na Internet, o fogo – que começou cerca das 14:45 de segunda-feira, em mato, na Senhora do Monte, na União das Freguesias de Aldeias e Mangualde da Serra, concelho de Gouveia, e que, entretanto alastrou para o concelho de Manteigas – estava, às 14:45 de hoje, a ser combatido por 480 operacionais, auxiliados por 158 meios terrestres e por oito meios aéreos (dois aviões pesados e três médios e dois helicópteros médios e um pesado).

    Além dos bombeiros de várias corporações do país, no terreno estão ainda operacionais dos grupos de reforço para combate a incêndios florestais Centro/Sul, Faro, Aveiro e Coimbra, o grupo de reforço ampliado de Leira e Lisboa e equipas de reconhecimento e avaliação da situação. (noticiasaominuto.com)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    TSE suspende julgamento de ações que pedem cassação de Moro por atos na pré-campanha em 2022; caso será retomado na 3ª

    O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu nesta quinta-feira o julgamento das ações que pedem a cassação do senador Sergio...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema