Segunda-feira, Maio 6, 2024
14.3 C
Lisboa
More

    Experimentar sapatos sem meias. Saiba que riscos podem advir da prática

    Numa loja de calçado, já pensou em quem experimentou aquele par de sapatos antes de si? E será que isto o expõe a certos perigos?

    Sépsis: infecção generalizada no organismo com inicio num órgão específico, que pode ser provocada por bactérias, vírus, fungos ou protozoários. Na maioria dos casos, é fatal.

    Em Lifestyle ao Minuto já se falou desta que é uma das principais causas de morte, segundo a BBC, que ‘ataca’ o corpo numa tentativa de responder a uma infecção que deveria ser combativa pelo próprio sistema imunológico.

    Ora, o caso é alarmante e obriga a tratamentos específicos. Sendo a precaução o primeiro passo para evitar ser afectado, pode uma simples ida a uma loja de calçado ser grave?

    A questão é lançada depois de uma criança ter sido diagnosticada com sépsis após ter experimentado – sem meias – vários sapatos numa sapataria, o que a obrigou a ficar cinco dias num hospital, segundo conta o The Sun.

    Para esclarecer se é possível apontar-se esta associação de forma tão directa, o Live Science falou com um especialista em segurança e saúde e descansa todos aqueles que compram sapatos em lojas físicas: não, experimentar sapatos sem meias não promove o desenvolvimento de sépsis, pelo menos não para a grande maioria. Ainda assim, excluem-se raros casos como o da vítima de 4 anos.

    Aliás, neste específico caso, a origem da infecção não é conhecida e os especialistas não garantem que a mesma tenha sido contraída através dos sapatos da loja. Caso se confirme tal origem, a dúvida mantém-se noutros casos, pois a bactéria pode sobreviver em inúmeros corpos e não em ambientes demasiado específicos.

    E noutros casos, usar meia protege o pé?

    Sim. Mesmo que não pense usar o sapato em questão com meias, experimente-as com este acessório por uma questão de higiene. Muitas lojas seguem esta política obrigatória, que serve como precaução no caso de alguém – mesmo que não saiba – tenha um fungo activo ou outro problema que se transmita facilmente e não se cinja a bactérias que, o fundo, podem estar em ‘qualquer lugar’. (Notícias ao Minuto)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    00:00:36

    Mais de 1,6 milhões de pessoas assistiram ao concerto de Madonna no Rio de Janeiro

    O último concerto da Celebration Tour terminou com um recorde para a Rainha do Pop. Mais de 1,6 milhões...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema