Quarta-feira, Setembro 27, 2023
27.9 C
Lisboa
More

    Ex-combatentes têm mais verbas

    Ministro pede apoios para veteranos

    O Chefe do Executivo decidiu um aumento de verbas para o Ministério dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria para serem aumentadas as pensões, afirmou o ministro Kundy Payhama.
    Falando num encontro com responsáveis do sector e antigos combatentes da região, reconheceu que a pensão atribuída é irrisória para a satisfação das necessidades básicas e garantiu que os ajustes podem ocorrer “nos próximos tempos”.
    Tal como o fez recentemente em Cabinda, o ministro exortou os antigos combatentes da região a criarem cooperativas agrícolas e de pescas, tendo em conta as potencialidades da província, para garantirem o auto-sustento das suas famílias. A direcção provincial dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria no Zaire tem registados dois mil membros que recebem uma pensão mensal.

    Casas para associados

    O ministro Kundy Paihama esclareceu que o projecto de construção de 800 casas para os antigos combatentes na província do Zaire vai mesmo ser executado e que o Ministério está a fazer “esforços titânicos que visam a mobilização de meios financeiros”.

    Kundy Paihama afirmou que o esforço serve também para os projectos nas outras regiões do país. Das casas para o Zaire, 350 vão ser erguidas em Mbanza Congo e as outras 450 nos restantes cinco municípios da província.
    Na ocasião, o ministro destacou o valor das autoridades tradicionais pelo papel no fortalecimento da coesão e unidade nacional. Disse que este reconhecimento é também do Chefe do Executivo que nomeou um representante das autoridades tradicionais para o acompanhar nas suas actividades em todo país. Kundy Paihama visitou durante a sua estadia em Mbanza Congo locais de interesse histórico e cultural, como o Kulumbimbi, a primeira igreja Católica construída na África Subsariana, o Cemitério dos reis do Congo e o Museu dos Antigos Reis do Congo, onde foi recebido pelas autoridades tradicionais que constituem o núcleo da instituição museológica na região.
    As visitas de Kundi Paiahama às províncias servem para aferir o estado da assistência social prestada aos antigos combatentes e veteranos da pátria e inteirar-se do sistema de recenseamento e de outros programas e projectos sociais em curso. A formação profissional e reintegração socioeconómica dos antigos combatentes e veteranos da Pátria são questões a serem analisadas pelo ministro, que já esteve no Kuando-Kubango, Namibe e Huíla.

     

    Victor Mayala | Mbanza Congo

    Fonte Jornal de Angola

    Fotografia: JA

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Angola recupera 36 peças de arte em leilão realizado em Portugal

    As peças, que faziam parte da colecção privada de artes do português Elísio Romariz dos Santos Silva, foram leiloadas...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema