“Os laços no setor de energia entre a Argélia e a União Europeia são históricos, fortes e profundos”, sublinhou a comissária europeia para a Energia, Kadri Simson, após a chegada a Argel.
A União Europeia (UE) pretende consolidar e desenvolver “ainda mais” a aliança energética com a Argélia, que se tornou um dos principais parceiros para terminar com a dependência da Rússia, referiu segunda-feira a comissária europeia para a Energia.
Kadri Simson salientou que o organismo europeu pretende “consolidar e desenvolver ainda mais a parceria”.
O objetivo da visita ao país do Magrebe, o terceiro maior fornecedor de gás da Europa, é aprofundar esse trabalho.
A comissária europeia chegou na segunda-feira (10.10) à capital argelina para copresidir a quarta reunião anual de diálogo sobre energia de alto nível entre a Argélia e a UE, juntamente com o ministro de Energia e Minas argelino, Mohamed Arkab.
Esta quarta reunião insere-se nos mecanismos de diálogo estabelecidos pela associação estratégica entre a Argélia e a UE no domínio da energia.
O encontro abordará o desenvolvimento de investimentos na exploração e produção de hidrocarbonetos, perspetivas de desenvolvimento da indústria do gás, desenvolvimento do hidrogénio, eletricidade, bem como a cooperação na área das energias renováveis e eficiência energética.
Principal fornecedor de gás
A Argélia, o décimo maior produtor de gás do mundo, posiciona-se como o principal fornecedor de gás da Europa, principalmente com a aproximação do inverno.
Segundo os organizadores, este encontro permitirá a ambas as partes rever os progressos realizados no domínio da cooperação energética e as suas perspetivas desde o lançamento da parceria estratégica resultante da última reunião realizada em Argel, a 20 de novembro de 2018.
A reunião, que decorre à porta fechada na sede do Ministério da Energia, será seguida da realização do segundo fórum empresarial Argélia-UE sobre energia, agendado para os dias 11 e 12.
O primeiro Fórum Empresarial Argélia-UE foi realizado em maio de 2016, em Argel.
O encontro de ontem coincide com a visita à Argélia da primeira-ministra francesa, Elisabeth Borne, que culminou na assinatura de onze acordos de cooperação em diversos setores.
A governante francesa, que participa na abertura do Fórum Empresarial Argelino-Francês, foi recebido pelo Presidente argelino, Abdelmadjid Tebboune.