Sexta-feira, Março 1, 2024
11.7 C
Lisboa
More

    Berlim vai acelerar envio de sistema antiaéreo à Ucrânia

    Após ataques russos a cidades da Ucrânia, ministra da Defesa da Alemanha afirma que Berlim deve enviar para Kiev “nos próximos dias” sistemas de defesa aéreos que seriam originalmente entregues no fim do ano.

    A ministra da Defesa da Alemanha, Christine Lambrecht, disse nesta segunda-feira (10/10) que os ataques com mísseis executados pela Rússia contra centros populacionais ucranianos explicitaram a necessidade de urgência para a entrega de sistemas de defesa aérea ao governo de Kiev.

    Os sistemas Iris-T SLM, prometidos há meses, são capazes de proteger uma cidade inteira. Originalmente, eles estavam programados para serem entregues no final do ano. Os ataques desta segunda-feira, no entanto, devem acelerar o prazo de entrega.

    “Os novos disparos de mísseis contra Kiev e outras cidades mostram como é importante fornecer rapidamente à Ucrânia sistemas de defesa aérea”, disse a ministra da Defesa em comunicado.

    “Os ataques da Rússia com mísseis e drones aterrorizam sobretudo a população civil”, disse Lamprecht. No domingo, pelo menos 12 pessoas morreram após um bombardeio na cidade de Zaporíjia, e 50 foram hospitalizadas, entre as quais seis crianças, disseram autoridades ucranianas.

    Ela acrescentou que o primeiro dos quatro sistemas de defesa aérea de alta tecnologia estará “pronto para a proteção efetiva das pessoas nos próximos dias”.

    O chanceler federal da Alemanha, Olaf Scholz, havia prometido fornecer os sistemas de defesa aérea para a Ucrânia em junho.

    O Iris-T SLM é capaz de fornecer defesa contra mísseis que se aproximam a uma altitude de até 20 quilômetros e a uma distância de até 40 quilômetros.

    Segundo Scholz, o sistema de defesa permite proteger “uma grande cidade inteira dos ataques aéreos russos”.

    A ministra do Exterior da Alemanha, Annalena Baerbock, também disse na segunda-feira que a Alemanha fará “tudo o que puder” para ajudar a reforçar rapidamente as defesas aéreas da Ucrânia.

    “É desprezível e injustificável que Putin bombardeie grandes cidades e civis com mísseis”, escreveu Baerbock no Twitter.

    Durante os ataques com mísseis na manhã de segunda-feira, um grande edifício que abriga o consulado alemão em Kiev foi danificado, disse o Ministério do Exterior da Alemanha. No entanto, a pasta acrescentou que o escritório não estava em uso desde o início da guerra.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Índia e África do Sul bloqueiam acordo de investimento nas negociações da OMC

    A Índia e a África do Sul apresentaram uma objeção formal contra um acordo de investimento na reunião...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema