Domingo, Maio 5, 2024
17.2 C
Lisboa
More

    EUA: Ministra do Ambiente de França quer visitar Angola

    A ministra do Ambiente, Energia e Assuntos Marítimos de França, Segolene Royal, reuniu-se sexta-feira, em Nova Iorque, com o Representante Permanente angolano junto das Nações Unidas, Embaixador Ismael Gaspar Martins, a quem manifestou o desejo de visitar Angola antes da cerimónia de Alto Nível de assinatura do Acordo de Paris sobre Alterações Climáticas.

    O Acordo será assinado a 22 de Abril do corrente ano, na sede da ONU, em Nova Iorque.

    Foram convidados líderes mundiais para participar na cerimónia, considerada a oportunidade para os Governos fazerem avançar o processo que conduzirá à implementação e ratificação do documento, adoptado em Paris, em Dezembro de 2015, durante a 21ª Conferência da ONU sobre Alterações Climáticas (COP21).

    A ministra francesa encontra-se em Nova Iorque no âmbito da preparação do evento, que conta com o envolvimento do Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon.

    Vários Chefes de Estado e de Governo confirmaram a sua participação no acto.

    Durante o encontro com o Embaixador Ismael Martins, Presidente do Conselho de Segurança da ONU neste mês, a governante francesa disse que antes da cerimónia da assinatura do Acordo vai visitar alguns países africanos, com o objectivo de mobilizar os líderes regionais a participarem no acto.

    Expressou o desejo de incluir Angola na digressão.

    Segolene Royal saudou Angola por presidir o Conselho de Segurança e considerou pertinente, pela sua importância e envolvência, a escolha pelo país do tema do Debate Aberto do dia 21 intitulado “Paz e Segurança Internacional: Prevenção e Resolução de Conflitos na Região dos Grandes Lagos”.

    O encontro, solicitado pela ministra francesa e decorrido no gabinete do Presidente do Conselho de Segurança, na sede da ONU, serviu também para abordar várias questões de interesse bilateral e multilateral, com ênfase para as questões ambientais e energéticas.

    O Embaixador Ismael Martins agradeceu ao Governo Francês pela liderança demonstrada no processo de negociação do Acordo de Paris, enalteceu a assistência técnica que Angola recebeu da França para a elaboração da sua Contribuição Nacional e informou que o país tenciona assinar o documento no dia 22 de Abril.

    Disse esperar que o Governo Francês continue a fornecer assistência técnica e financeira necessária e indispensável ao estabelecimento de sistemas de monitorização de emissões de gás, bem como a transferir tecnologia sensível ao clima, particularmente para o sector de energia e gestão de resíduos.

    O Acordo de Paris, aprovado na cúpula climática realizada sob a égide da ONU, marcou uma viragem histórica na resposta do mundo às alterações climáticas, no objectivo de procurar manter o aumento da temperatura global bem abaixo de dois graus Célsius e prosseguir os esforços para limitar a 1,5 graus.

    Angola participou na COP 21 com uma delegação chefiada pelo Vice-Presidente da República, Manuel Domingos Vicente, em representação do Chefe de Estados Angolano, José Eduardo dos Santos. (ANGOP)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Presidente Joe Biden propõe nova embaixadora para Angola

    O Presidente dos Estados Unidos da América (EUA), Joe Biden, anunciou a sua intenção de nomear Abigail L. Dressel...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema