Quinta-feira, Maio 9, 2024
24.7 C
Lisboa
More

    EUA deseja continuidade de Angola na presidência da CIRGL

    Ministro angolano das Relações Exteriores, Georges Chikoti (à esq.) recebido por John Kerry, secretário de Estado norte-americano (Foto: Cortesia à Angop)
    Ministro angolano das Relações Exteriores, Georges Chikoti (à esq.) recebido por John Kerry, secretário de Estado norte-americano (Foto: Cortesia à Angop)

    Pelo papel positivo que tem vindo a desempenhar, os EUA são de opinião que Angola continue a presidir à Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos (CIRGL), assumida em Janeiro de 2013, por um período de dois anos.

    A informação consta de uma nota de imprensa da Embaixada de Angola nos EUA, enviada hoje à Angop, na sequência da audiência concedida ao ministro angolano das Relações Exteriores, Georges Chikoti, pelo secretário de Estado americano, John Kerry, quarta-feira, em Washington.

    A informação sustenta que, em relação ao Burundi, os EUA pediram que Angola intervenha no sentido de usar a sua influência no continente, para que este país consiga cooperar com a comunidade internacional.

    (O Burundi vive uma crise política, na sequência da candidatura do presidente Pierre Nkurunziza a um terceiro mandato, no final de Abril, cujo escrutínio venceu).

    No encontro, John Kerry, demonstrou a vontade de ambos os países continuarem a partilhar opiniões sobre vários temas, de entre os quais o terrorismo internacional, refere a nota, acrescentando que a parte americana encorajou os esforços empreendidos por Angola em prol do seu desenvolvimento e também pela maneira como está a conduzir o processo de julgamento dos 17 arguidos acusados de Actos Preparatórios de Rebelião.

    Após o encontro, Georges Chikoti sublinhou que, no âmbito da cooperação, Angola e os EUA vão continuar a trabalhar em conjunto e tomou como exemplo a recente instalação do escritório do Departamento de Agricultura em Luanda, para uma participação conjunta no desenvolvimento do sector cafeícola.

    Além de terem abordado a cooperação bilateral, ambos os dignitários falaram da segurança do continente africano e de aspectos ligados à próxima Cimeira sobre o Clima, que vai decorrer em França.

    Assistiram à audiência o embaixador de Angola nos EUA, Agostinho Tavares, o embaixador da Missão Permanente de Angola na ONU, Ismael Martins, Helen La Lime, embaixadora norte-americana em Angola, assim como diplomatas. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Governo são-tomense defende acordo militar com a Rússia

    São Tomé e Príncipe e a Rússia assinaram um acordo técnico militar que tem o objetivo de intensificar não...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema