Quinta-feira, Maio 16, 2024
13.5 C
Lisboa
More

    “Estou pronto para combater e morrer”, declara presidente da Síria

    Bachar al-Assad ao lado de generais das forças armadas sírias.

    Neste domingo, Bachar al-Assad afirmou que não se inclinará diante das forças estrangeiras que o ameaçam. O ultimato dado pela Liga Árabe para a Síria cessar o banho de sangue contra civis expirou e o país estará exposto a sanções econômicas. A Liga marcou uma reunião extraordinária na próxima quinta-feira para decidir uma estratégia a partir de agora em relação ao governo sírio.

    Nove meses depois da explosão de uma rebelião sem precedentes contra seu regime, o chefe de Estado sírio, Bachar al-Assad, continua inflexível e cada vez mais isolado no plano internacional. O jornal britânico The Sunday Times de hoje publicou uma entrevista exclusiva, em que Assad afirma “sofrer com cada gota de sangue derramada”, mas deve impor o respeito diante dos grupos armados.
    Meu papel de presidente está na ação, não nos discursos ou na tristeza“, disse al-Assad, recusando-se a reconhecer a dimensão da rebelião popular que estremece seu país desde março deste ano. Segundo a ONU, mais de 3.500 pessoas teriam sido mortas pelas forças do poder.

    Ultimato

    Na quarta-feira, a Liga Árabe deu três dias para Damasco parar com as violentas repressões sobre a população civil, sob pena de sanções econômicas. O país também foi suspenso das reuniões da organização. O ultimato expirou e a Síria não deu nenhuma resposta à Liga.

    Apesar das pressões cada vez maiores por parte dos ocidentais e dos árabes, Bachar al-Assad é firme em suas declarações: “A Liga Árabe quer criar um pretexto para uma intervenção militar ocidental que provocaria um ‘terremoto’ na região. A Síria não se inclinará“, avisou o presidente, dizendo que está” pronto para combater e morrer se tiver que enfrentar as forças estrangeiras“.

    Liga Árabe recusa proposta síria

    Neste domingo, a Liga Árabe rejeitou o pedido da Síria de receber uma delegação de 500 observadores árabes. A instituição considera que o envio deste grupo mudaria a natureza da missão, que não é vigiar a ação das forças do poder, mas supervisar a concretização do plano árabe para acabar com a crise e proteger os civis.

    Vinte pessoas morreram neste fim de semana em confrontos com as forças do poder, segundo o Observatório sírio dos Direitos Humanos.

    Oposição se articula e ganha apoio da Turquia

    O presidente turco, Abdullah Gül, em entrevista a outro jornal britânico, o Sunday Telegraph, afirmou que “não há mais lugares para regimes autoritários como o da Síria, na costa mediterrânea“.

    A Turquia apoia a oposição, representada pelo Conselho Nacional Sírio (CNS), que anunciou hoje um projeto de programa político com o objetivo de derrubar o regime e eleger uma assembleia constituinte por um período transitório de um ano.

    No caso da queda de Bachar al-Assad, o país seria dirigido pelo Conselho ao lado de uma instituição militar para a unidade e a segurança do país ser preservada. Um governo transitório seria formado, encarregado de organizar eleições livres depois de um ano, sob supervisão árabe e internacional, e elaborar uma nova Constituição. Em seguida, o texto seria submetido a um referendo e, uma vez aprovado, seriam realizadas eleições legislativas no prazo de seis meses.

     

    Leticia Constant

    Fonte: RFI

    Foto: REUTERS/Sana/Files

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Excesso de capacidade na indústria siderúrgica da China se espalha para os mercados de exportação

    Uma investigação do Ministério do Comércio da Tailândia poderá ampliar as medidas anti-dumping contra bobinas de aço laminadas a...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema