Quinta-feira, Maio 30, 2024
18 C
Lisboa
More

    Estados Unidos pedem esclarecimentos ao Níger sobre ruptura do acordo de defesa

    Os Estados Unidos acabam de reagir ao anúncio no sábado pela junta militar nigeriana da ruptura do Acordo de defesa com Washington. O porta voz adjunto do Departamento de Estado norte-americano Vedant Patel, ouvido por Guillaume Naudin nesta segunda-feira, alega terem sido pedidos alguns esclarecimentos sobre o caso.

    Os Estados Unidos têm apenas uma outra base em África, no Jibuti. A base de Agadez, e a sua base aérea 201, conta com 700 dos 1 000 militares americanos estacionados no Níger.

    A partida compulsiva dos Estados Unidos vai privar os americanos de uma base estratégica para o Sahel, e a Líbia, que é a via de acesso rumo ao Mar Mediterrâneo.

    Os Estados Unidos que, para evitar este cenário, tinham assumido uma postura conciliadora com a junta militar.

    Washington estaria agora à procura de uma alternativa. Bases conjuntas com a França até poderiam ser um cenário a equacionar na África ocidental, segundo observadores militares: Chade, Mauritânia, Benim ou Marrocos constam dos países citados.

    O porta voz adjunto do Departamento de Estado norte-americano Vedant Patel, ouvido por Guillaume Naudin nesta segunda-feira, alega terem sido pedidos alguns esclarecimentos sobre o caso.

    “Uma delegação americana de alto nível deslocou-se ao Níger na semana passada para abordar vários assuntos com a junta. Os Estados Unidos estão a par do comunicado da junta de 16 de Março anunciando o fim dos Acordos de cooperação militar entre o Níger e os Estados Unidos. Este comunicado ocorre na sequência de debates francos com a delegação americana sobre a trajectória da transição. Estamos em contacto com as autoridades para obter esclarecimentos sobre estas declarações e debater de novos passos suplementares. Temos o nosso embaixador e respectiva equipa lá e continuamos a debater com eles. A reunião da delegação incluiu trocas de ideias sobre vários temas. O caminho do Níger rumo a uma democracia liderada por civis, o nosso combate comum contra o terrorismo, incluindo o papel da ajuda de segurança americana, a importância de ver o Níger gerir as suas parcerias externas de acordo com o direito internacional.”

    Publicidade

    spot_img
    FonteRFI

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    A voz da África precisa de ser ouvida, afirmou o Presidente do Banco Africano de Desenvolvimento

    O Presidente do Banco Africano de Desenvolvimento, Dr. Akinwumi Adesina, disse que o mundo está a mudar e que...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema