Sábado, Maio 11, 2024
16.3 C
Lisboa
More

    Escoamento de produtos agrícolas mais facilitado no Huambo

    O escoamento de produtos do campo à cidade está mais facilitado na província do Huambo, com a entrega, esta quarta-feira, de 80 motorizadas de três rodas aos antigos combatentes, cooperativas agrícolas e de transportes de mercadorias.

    Os meios, entregues pela governadora da província do Huambo, Lotti Nolika, surgem como uma solução para reduzir as dificuldades existentes no transporte da produção do campo, assim como, para dinamizar as trocas e oportunidades de negócios nas diversas franjas económicas locais.

    Enquadrada no Programa Integrado de Desenvolvimento do Comércio Rural (PIDCR), a acção permitiu a aquisição das motorizadas num valor de 800 mil Kwanzas cada, onde os beneficiários poderão reembolsar, num período de dois anos, a metade (400 mil Kwanzas), com a subvenção do Estado angolano.

    Na ocasião, a governadora da província do Huambo, Lotti Nolika, disse que os meios entregues vão facilitar a diversificação da economia nacional, com maior destaque para a produção agrícola, que conta com o envolvimento de muitas famílias locais, sobretudo, das zonas rurais.

    Disse que as motorizadas vão ajudar as cooperativas e os antigos combatentes a transportarem os produtos agrícolas do campo à cidade, por ser uma das principais dificuldades que os camponeses enfrentam no dia-a-dia.

    Por isso, a governante pediu ao reforço na fiscalização dos meios, para que não sejam desviados do objectivo pelo qual foram entregues.

    Lotti Nolika informou que, no âmbito do PIDCR, mais meios de transporte serão entregues, com foco na redução paulatina das dificuldades que os camponeses enfrentam na comercialização dos produtos do campo à cidade.

    Reiterou existir empenho do Executivo angolano na resolução das dificuldades desta franja económica da sociedade, principalmente, nas vias de acesso, para tornar mais confortável o trabalho desenvolvimento pelos camponeses.

    Por seu turno, o chefe de departamento do Comércio na província do Huambo, Tavares Edson Eduardo, informou que o PIDCR foi concebido para o comércio rural, promoção, crescimento e desenvolvimento do sector produtivo nacional.

    Para o cumprimento desse desiderato, informou ter sido criado um plano de aquisição de carrinhas e motorizadas de três rodas, para o escoamento da produção nacional.

    Acrescentou que o plano prevê, igualmente, a construção de armazéns integrados para completar a cadeia produtiva do país.

    Tavares Edson Eduardo apelou aos beneficiários para o cumprimento de todas orientações constantes nos termos de compromisso, sob pena da restituição das motorizadas nas condições entregues, assim como na aplicação de outras medidas jurídico-legais necessárias.

    Aprovado através do Decreto Presidencial n.123/20, de 30 de Abril, o Programa Integrado de Desenvolvimento do Comércio Rural (PIDCR), foi concebido para o comércio rural, promoção, crescimento e desenvolvimento do sector produtivo nacional.

    A província do Huambo possui uma extensão territorial de 35.771 quilómetros quadrados e uma população acima de dois milhões 600 mil habitantes, distribuídos em 11 municípios e 37 comunas.

    ANGOP

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Ativistas climáticos pressionam Biden para interromper as exportações de petróleo do novo terminal petrolífero

    Os ativistas climáticos que pressionaram com sucesso o Presidente Joe Biden a suspender as novas exportações de gás natural...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema