Quinta-feira, Maio 16, 2024
15.1 C
Lisboa
More

    Entrada em vigor de obrigatoriedade de máscara em locais fechados em França

    A recrudescência de focos de Covid-19 em França, no decurso das últimas semanas levaram as autoridades francesas a decretar a partir desta segunda-feira, o uso obrigatório da máscara de protecção em locais públicos fechados.Os indivíduos que não respeitarem a nova regra serão passíveis de uma multa de 135 euros. A medida foi considerada necessária por responsáveis médicos para evitar a emergência de um novo surto epidémico de coronavírus.

    Centros comerciais, armazéns, administrações que acolhem público, bancos e mercados cobertos, vão completar a lista dos lugares em que já era obrigatório o uso da máscara , tais como museus, estações, aeroportos, salas de reunião e espectáculos, cinemas, restaurantes, hotéis, centros de férias, bibliotecas, lugares de culto, recintos desportivos cobertos e idênticos.

    Segundo declarou o ministro da Saúde francês, Olivier Véran, existem sinais preocupantes de uma retoma da epidemia de Covid-19 no território francês.

    De acordo com Véran foram detectados entre 400 e 500 clusters (focos epidémicos), nomeadamente nas regiões de Mayenne, Bretanha e no extremo leste do país. Todavia o ministro da Saúde sublinhou,que os referidos focos epidémicos estão longe de representar um novo surto de Covid-19 em França.

    Olivier Véran, anunciou que na região de Mayenne, especificamente, os indicadores da epidemia são antes animadores, se considerarmos que em cada 100 rastreios efectuados o número de casos positivos baixou de 9 para 3.

    O Presidente Emmanuel Macron tinha anunciado, no dia 14 de Julho, a obrigatoriedade da máscara a partir de 1 de Agosto, mas a data de entrada em vigor foi antecipada perante os sinais, embora fracos, da retoma da epidemia.

    Em caso de infracção à medida, uma multa de 135 euros será aplicada.

    Segundo o porta-voz do governo francês,Gabriel Attal, a medida, entrada em vigor na segunda-feira,visa evitar a implementação de um novo confinamento geral da população.

    Segundo os serviços de Saúde Pública,ao nível da França, a taxa de reprodução efectiva do vírus (“R efectivo” baseado nos testes virológicos positivos) voltou a ultrapassar ligeiramente 1 desde a primeira semana de Julho, e situa-se agora em cerca 1,20.

    Publicidade

    spot_img
    FonteRFI

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Angolanos contestam novos preços dos transportes coletivos

    Angolanos afirmam que metade dos seus salários vão servir para pagar o táxi, com o novo preço dos transportes...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema