Quinta-feira, Maio 16, 2024
17.8 C
Lisboa
More

    Empresas alemãs podem contribuir para desenvolvimento económico de Angola

    (ANGOP)
    (ANGOP)

    Luanda – As empresas alemãs podem prestar uma contribuição importante para o desenvolvimento económico de Angola, por disporem de tecnologia de ponta, compromisso de longo prazo, fiabilidade e know how, para a implementação das cadeias de valor que reforcem o crescimento sustentado, considerou hoje (terça-feira), em Luanda, o ministro da Economia, Abrahão Gourgel.

    De acordo com o ministro, que falava no 5º Fórum Económico Angola-Alemanha, o desenvolvimento económico dos dois países tem tido desde a última década uma dinâmica crescente.
    Disse que em 2002, a taxa de exportação de Alemanha para Angola subiu de 7 biliões, 2 milhões e 240 mil kwanzas por ano, para 48 bilhões, 265 milhões e 44 mil kwanzas em 2008, enquanto que as exportações de Angola para Alemanha atingiram 61 biliões, 20 milhões e 8 mil Kwanzas em 2008.
    “O volume de exportações de Angola para Alemanha, muito dependente do petróleo, chegou aos 28 biliões 509 milhões e 348 mil kwanzas em 2010, registando também uma quebra considerável devido às oscilações económicas financeiras no mercado internacional”, esclareceu.
    Segundo o titular do Ministério da Economia, Angola é o terceiro parceiro comercial da Alemanha na África subsariana, depois da África do sul e da Nigéria.
    Disse ainda que Angola assinou em 2007, um acordo de protecção recíproca em investimentos com a República Federal da Alemanha e beneficia da ajuda ao desenvolvimento da Alemanha desde 1999, ano em que foi criado três projectos relacionados com a integração de ex-militares na vida civil.
    De acordo com Abrahão Gourgel, Angola espera da Alemanha desenvolvimento na cooperação técnica nas áreas de gestão de projectos, na transmissão de experiências no domínio da gestão de micro, pequenas e médias empresas, investimento em infra-estruturas, bem como na produção e distribuição de energia e água.
    O país, de acordo com o ministro, esta igualmente interessado no intercâmbio para a construção de pontes, estradas, parcerias comerciais de longo prazo com investidores de confiança que adoptam os padrões internacionais de qualidade e de protecção ambiental, que criam oportunidades de formação e desenvolvimento de projectos conjuntos de escala internacional.
    O fórum em que participam empresários angolanos e alemãs, termina quarta-feira. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Excesso de capacidade na indústria siderúrgica da China se espalha para os mercados de exportação

    Uma investigação do Ministério do Comércio da Tailândia poderá ampliar as medidas anti-dumping contra bobinas de aço laminadas a...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema