Terça-feira, Maio 14, 2024
14.4 C
Lisboa
More

    Embaixadora participa na campanha de incentivo escolar

    A Embaixadora de Angola na África do Sul, Josefina Pitra Diakite, participou sexta-feira (20), na cerimónia oficial de lançamento da campanha de incentivo ao atendimento escolar que teve lugar na localidade de Thaba Nchu, província do Free State, sob orientação da Ministra das Relações Internacionais e Cooperação, Maite Nkoana Mashabane.

    A campanha consiste em levar personalidades que possam inspirar as crianças e bens essenciais como uniformes, calcados e material didáctico às escolas situadas em zonas rurais, onde a situação de pobreza impossibilita aos encarregados de educação a adquirirem os referidos meios.

    Membros do Corpo Diplomático, incluindo Angola, abraçaram a iniciativa do Executivo sul-africano, que visa combater a desistência escolar por dificuldades económico-financeiras, de acordo com o nota recebida sexta-feira.

    A Ministra Maite Nkoana Mashabane informou aos alunos sobre o apoio que África do Sul beneficiou dos países como Angola, Servia e Argélia, durante a luta contra o regime do apartheid.

    A governante sul-africana explicou às crianças que Angola foi um dos países que mais apoiou, albergando as bases de apoio logístico e dos campos de treinamento militar dos combatentes do ANC, durante a luta que culminou com a libertação de Nelson Mandela e democratização da África do Sul.

    A Embaixadora Josefina Pitra Diakite, por seu turno, encorajou as crianças no sentido de dedicarem-se com afinco aos estudos, visando obter as habilidades necessárias para, futuramente, contribuir no desenvolvimento do país e ajudar o continente africano a alcançar os patamares que merece ocupar no contexto das nações.

    A diplomata angolana na África do Sul explicou aos alunos que Angola apoiou e foi sempre solidária à causa do povo sul-africano, durante a luta contra o apartheid, pelo que participa nas acções que promovem o desenvolvimento no seio das comunidades locais na África do Sul representa uma missão de honra para fortalecer cada vez mais os laços que unem os dois povos.

    Josefina Pitra Diakite, que falava em nome do Corpo Diplomático acreditado na África do Sul, exortou aos estudantes e aos encarregados de educação, para que valorizassem mais os esforços do governo, que visam proporcionar melhores condições de aprendizagem nas escolas.

    A diplomata angolana considerou a iniciativa do Departamento das Relações Internacionais e Cooperação da África do Sul, como “bastante inspiradora e muito interessante” porque permitiu ao Corpo Diplomático a interagir e conhecer melhor as comunidades locais. (Angop)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Eni pretende desmembrar projetos de petróleo e gás para se adaptar às exigências do mercado energético em mudança

    A Eni , empresa de energia italiana, está a considerar desmembrar algumas participações em projetos de petróleo e gás...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema