Sábado, Abril 27, 2024
16.3 C
Lisboa
More

    Embaixador Espírito Santo afirma não ter havido evolução no processo de desarmamento das FDLR

    O director para África e Médio Oriente do Ministério das Relações Exteriores (Mirex), embaixador Joaquim do Espírito Santo, afirmou hoje, domingo, em Luanda, não ter havido evolução no processo de desarmamento das forças da FDLR na República Democrática do Congo.

    Joaquim do Espirito Santo - Director para África e Médio oriente (Foto: Pedro Parente)
    Joaquim do Espirito Santo – Director para África e Médio oriente (Foto: Pedro Parente)

    O diplomata angolano fez estas declarações à imprensa quando procedia o balanço dos trabalhos preparatórios da III Reunião Conjunta dos Ministros da Defesa e dos Negócios Estrangeiros da SADC/CIRGL, que a capital angolana acolhe segunda-feira.

    Joaquim do Espírito Santo referiu que ela terá a missão de fazer uma avaliação intercalar das decisões que foram tomadas pelos Chefes de Estado na região na Cimeira que teve lugar em Agosto em Luanda.

    “Constatamos que ainda prevalece a insegurança na RDC devido a continuação das acções militares perpetradas pelas forças negativas”, disse.

    Acrescentou que “as duas regiões estão unânimes em constatar que a mensagem resultante da Cimeira dos Chefes de Estado oi passada de forma clara para a liderança da FDLR e constata-se que não houve da parte desta”.

    Disse ainda que os ministros, quando se debruçarem sobre esta matéria, recomendarão, de certeza, aos Chefes de Estado a posição que já tinha sido assumida de que se no prazo dado a FDLR não for cumprido e não houver evolução serão tomadas acções militares para forçar os combatentes renderem-se.

    “Este período de seis meses foi dado a contar de Julho e, em princípio, termina em Dezembro. O que acontecerá amanhã, na reunião ministerial conjunta é uma avaliação intercalar, que tinha sido recomendada na reunião passada para ver até que ponto as decisões foram acatadas pelas forças da FDLR”, disse.

    O que se constata é que não houve praticamente evolução, porém o prazo estabelecido ainda vigora, o que significa dizer que há um esforço que continuará a ser feito para que até lá possam ser constatadas evoluções.

    De pois de ter havido já os encontros da SADC e CIRGL em separado, o embaixador Espírito Santo disse ainda que, no período da tarde deste domingo terá lugar uma reunião conjunta de consulta de altos funcionários e dos Chefes do Estado Maior de Países da SADC e CIRGL. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    ‘Brasil não pode entrar apenas como vítima em debate sobre reparação de Portugal pela escravidão’, diz Luiz Felipe de Alencastro

    A discussão sobre reparação histórica pela escravidão e pelos crimes cometidos durante o período colonial não pode se resumir...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema