Terça-feira, Abril 30, 2024
13.5 C
Lisboa
More

    Eleições Gerais de 2022: CPE desmente voto antecipado no Namibe

    A Comissão Provincial Eleitoral do Namibe (CPE) desmentiu, este domingo, em Moçâmedes, informações difundidas nas redes sociais sobre uma alegada votação antecipada, na localidade de Caraculo.

    O desmentido surge na sequência de um vídeo e áudios postos a circular nas redes sociais, exibindo populares com tinta indelével no dedo e um indivíduo, afirmando estar a realizar-se o voto antecipado na localidade do Caraculo, província do Namibe.

    Segundo a presidente do CPE Namibe, Desidéria Ndakupapo, o vídeo difundido refere-se ao processo de cadastramento de beneficiários do programa de transferências sociais monetárias, denominado Kwenda.

    Adiantou que o órgão que dirige está a receber o material eleitoral, para o pleito marcado para 24 deste mês, que ainda não foi distribuido às assembleias de voto.

    “Não há voto antecipado. A informação não corresponde à verdade dos factos. Nesta altura, não temos nenhum boletim de voto em nenhuma das assembleias de voto, pois estamos a receber o material para o processo de votação”, reforçou Desidéria Ndakupapo.

    Disse estar em curso a formação dos membros das mesas e das assembleias de voto, assim como o credenciamento dos delegados de lista dos oito concorrentes.

    Por sua vez, a directora provincial do Fundo de Apoio Social (FAS), Nayole Araújo, informou que, há mais de um ano, o seu organismo leva a cabo o processo de cadastramento para entrega de bens alimentares e valores monetários às famílias vulneráveis, tendo beneficiado já o município do Virei e da Bibala.

    Nesse processo, disse, para as famílias que não sabem assinar o documento, o governo entendeu usar tinta indelével como forma de confirmar a identidade do beneficiário no sistema.

    “Esta tinta é uma estratégia que o FAS usa para o controlo de quem já foi cadastrado, para evitar a duplicidade de cadastramento”, esclareceu.

    Nayole Araújo lamentou o facto de o vídeo e áudios “estarem a criar situações não muito boas para o processo eleitoral que decorre com a maior transparência e lisura”.

    A província do Namibe conta com 264 mil 711 eleitores cadastrados, que vão exercer o direito do voto em 524 assembleias, em 263 mesas de votos.

    Publicidade

    spot_img
    FonteAngop

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    UE lança reflexão para rivalizar com o vasto plano de investimento global da China, especialmente em África

    O financiamento do Global Gateway da UE tem sido “muito disperso” e deve ser concentrado se quisermos ter alguma...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema