Quinta-feira, Maio 9, 2024
24.7 C
Lisboa
More

    Economia cresce 4,4% em 2015

    (Foto: D.R.)
    (Foto: D.R.)

    Previsão de crescimento na versão original do OGE era 9,7%. Na versão revista em Março passou a 6,6%. BNA desce agora para 4,4%.

    A persistência da crise do petróleo, com o preço do barril a manter-se em baixa nos mercados internacionais, levou a uma redução em mais de 50% do valor estimado para o crescimento da economia angolana durante este ano – comparativamente à versão original do Orçamento Geral do Estado, que apontava para os 9,7%. O Banco Nacional de Angola (BNA) prevê que economia nacional avance apenas 4,4% ao longo de 2015.

    Esta não é a primeira revisão em baixa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) nacional.

    Na sequência da quebra para menos de metade das receitas fiscais, decorrentes das exportações de petróleo, a Assembleia Nacional voltou a aprovar, agora em versão revista, uma nova proposta de OGE para o ano em curso. Decorria então o mês de Março. E, nesse documento, actualmente em vigor, a previsão de crescimento fixou-se nos 6,6%.

    Mas a manutenção – e até agravamento – da crise financeira levou agora o BNA a rever em baixa, mais uma vez, a previsão de crescimento real da economia nacional, para os 4,4%. Este valor está inscrito no relatório sobre a inflação relativo ao primeiro trimestre de 2015.

    Esta previsão do banco central angolano é ainda mais pessimista do que a última estimativa avançada pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), na qual este admite que a totalidade da riqueza produzida em Angola ao longo deste ano impulsione o crescimento do PIB até aos 4,5%.

    A taxa de inflação, a um ano, já superou a barreira dos 9%, muito por culpa da desvalorização do kwanza. A taxa média de câmbio ronda actualmente os 126 kwanzas face ao dólar, enquanto no OGE foi inscrito um valor médio de 112,5 kwanzas por cada dólar. (sol.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Governo são-tomense defende acordo militar com a Rússia

    São Tomé e Príncipe e a Rússia assinaram um acordo técnico militar que tem o objetivo de intensificar não...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema