Sábado, Abril 27, 2024
14.2 C
Lisboa
More

    Dois capacetes azuis mortos no Mali

    Dois soldados da ONU no Mali foram mortos e um terceiro ficou ferido, no sábado à noite, ao terem sido baleados por um companheiro, informou hoje a missão das Nações Unidas no país (MINUSMA).

    “Ontem (sábado) às 19:00, um trágico incidente ocorreu no campo da MINUSMA em Tressalit, na região de Kidal, onde um capacete azul baleou três camaradas. Duas vidas foram perdidas e outro ficou ligeiramente ferido”, refere um comunicado da MINUSMA, que não especifica a nacionalidade dos soldados da ONU envolvidos.

    No comunicado, a missão da ONU no Mali adianta que o suspeito foi detido, a segurança no campo foi reforçada e foi aberta uma investigação para apurar as causas exatas do incidente.

    Uma situação semelhante aconteceu a 25 de fevereiro último, quando dois soldados da paz do Chade foram mortos no mesmo campo da força das Nações Unidas, tendo sido avançado, na altura, que o tiroteio esteve relacionado com “um acerto de contas”.

    A ONU tem no Mali quase 11.700 soldados da paz, sendo os países com contingentes maiores o Burkina Faso (1.742), Bangladesh (1.725) e Chade (1.742).

    A operação Minusma, no terreno desde julho de 2013, tem sido a missão de paz da ONU que mais vítimas têm provocado, depois da missão na Somália, entre 1993 e 1995.

    Desde 2012 que o norte do Mali passou a ser um centro de conflitos e atentados, realizados por grupos jihadistas com ligações à Al-Qaeda e que são compostos sobretudo por árabes tuaregues que combatem de forma violenta a presença de forças internacionais no Mali. (Agência Lusa)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    ‘Brasil não pode entrar apenas como vítima em debate sobre reparação de Portugal pela escravidão’, diz Luiz Felipe de Alencastro

    A discussão sobre reparação histórica pela escravidão e pelos crimes cometidos durante o período colonial não pode se resumir...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema