Quarta-feira, Junho 5, 2024
23.5 C
Lisboa
More

    Dinamarca entrega à Kigali suspeito de genocídio de 1994

    Um técnico de Informática, natural do Rwanda, procurado pelo seu papel supostamente no genocídio dos Tutsis de 1994, foi extraditado terça-feira da Dinamarca para Kigali, soube-se esta quarta-feira de fonte oficial ruandesa.

    Wenceslas Twagirayezu, de 50 anos de idade, que na época do genocídio ensinava numa escola primária, no norte do Rwanda, era também, segundo o Tribunal general de Kigali, responsável local da coligação para a defesa da República (CDR), um partido extremista hutu.

    Depois de fugir do seu país, chegou à Dinamarca em 2001, onde obteve a nacionalidade três anos mais tarde. Twagirayezu é acusado de crimes de “genocídio e crimes contra a humanidade” pelo papel que terá jogado nos ataques contre os Tutsis, em diferentes locais da antiga prefeitura de Gisenyi (norte).

    Segundo a acusação, um dos ataques visava a Igreja paroquiál de Busasamana, onde pelo menos um terço dos 3000 Tutsis que haviam encontrado refúgio ali foi morto.

    O genecídio no Rwanda, cometido entre Abril e Julho de 1994, fez mais de 800.000 mortos, segundo a ONU, muito maioritariamente no seio dos Tutsis.

    O Tribunal assegurou que Twagirayezu iria beneficiar de um processo “equitativo”, e agradeceu ao Reino da Dinamarca, apelando “aos outros países onde ainda circulam livremente ruandeses suspeitos de genocídio de tomar medidas afim de por fim à impunidade”.

    Twagirayezu, que trabalhava no ramo da informática na Dimarca, é o segundo suspeito de genocídio extraditado para o Rwanda por este país, depois de Emmanuel Mbarushimana, entregue às autoridades de Kigali em 2014.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Minerais de terra-rara abundam em Angola

    Angola poderá em breve tornar-se num grande produtor mundial dos chamados minerais raros ou críticos, essenciais nas novas tecnologias...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema