Quinta-feira, Maio 16, 2024
18.9 C
Lisboa
More

    Diamantes angolanos rendem 490 milhões de euros no 1.º semestre

    A produção angolana de diamantes atingiu no primeiro semestre de 2014 mais de 651 milhões de dólares (490 milhões de euros) em receitas brutas, indicam dados compilados pelo Ministério da Geologia e Minas, consultados hoje pela Lusa.
    Os resultados referem-se à produção industrial e artesanal, esta última através da emissão de senhas mineiras a cidadãos particulares, e envolvem dados contabilizados entre janeiro e junho de 2014.

    Os resultados incluem dados contabilizados entre janeiro e junho de 2014 (Foto: D.R.)
    Os resultados incluem dados contabilizados entre janeiro e junho de 2014
    (Foto: D.R.)

    Em termos da atividade industrial, concessionada, os números oficiais apontam para uma produção de 3,759 milhões de quilates no primeiro semestre. Trata-se de uma taxa de execução de 39,9% face aos objetivos estabelecidos pelo Executivo angolano para todo o ano.

    A produção industrial do primeiro semestre representou receitas brutas superiores a 468,4 milhões de dólares (352,6 milhões de euros), de acordo com os mesmos dados.

    A atividade artesanal atingiu no mesmo período os 466,6 mil quilates produzidos e receitas brutas totais de 183290 milhões de dólares (138 milhões de euros).

    As receitas da produção diamantífera artesanal representam, segundo os mesmos dados, mais de 100% do valor orçamentado pelo Executivo para a totalidade do ano.
    A produção de diamantes em Angola, em termos de atividade industrial e artesanal, é gerida pela empresa pública Endiama, concessionária do setor.

    No caso da produção artesanal, a atividade pode ser desenvolvida, segundo informação daquela empresa, com recurso a enxadas, catanas, pás e picaretas, exclusivamente através de “métodos e meios artesanais, não mecanizados e sem tecnologia mineira industrial”.
    A atividade de exploração artesanal é permitida mediante um título designado por “senha mineira”, acessível apenas a cidadãos angolanos.

    A produção angolana de diamantes está avaliada em cerca de 8,3 milhões de quilates por ano, correspondendo a uma receita bruta perspetivada na ordem de 1,1 mil milhões de dólares (cerca de 828 milhões de euros) por ano.
    O ministério da Geologia e Minas, liderado por Francisco Queiróz, fixou a meta de aumentar a produção total de diamantes, até 2015, em termos médios, em 5% ao ano. (dinheirovivo.pt)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Excesso de capacidade na indústria siderúrgica da China se espalha para os mercados de exportação

    Uma investigação do Ministério do Comércio da Tailândia poderá ampliar as medidas anti-dumping contra bobinas de aço laminadas a...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema