Domingo, Maio 19, 2024
18.3 C
Lisboa
More

    Diagnóstico do Ensino Superior no Kwanza Sul e conferência sobre desenvolvimento do professor marcam a semana

    (Angop)
    (Angop)

    Luanda – A ida à província do Kwanza Sul da secretária de Estado do Ensino Superior, Maria Augusta da Silva Martins, para avaliar este sector de ensino, bem como do Secretário de Estado da Educação, Narciso dos Santos Benedito, a Etiópia, na conferência Geral Pan-Africana sobre o desenvolvimento do professor, marcaram o noticiário de educação e cultura da semana finda.

    Falando aos membros do governo local, Maria Augusta da Silva Martins disse que a sua pretensão no Kwanza Sul foi de se inteirar das condições existentes e avaliar a consolidação das instituições e dos cursos existentes aliados ao quadro nacional de formação de quadro.

    Disse ainda estar em estudo a implementação de novos cursos e numa fase posterior fazer a abertura de novas instituições do ensino superior no país.

    Já a ida do Secretário de Estado da Educação, Narciso dos Santos Benedito, a Adis Abeba, Etiópia, num encontro que reúne os titulares da área da educação dos Países Membros da União Africana, o mesmo fez saber que visou discutir o desenvolvimento de programas de ensino de qualidade para professores, assim como o caminho a percorrer para o desenvolvimento do quadro das qualificações do professor.

    No âmbito da formação destacou-se igualmente os pronunciamentos do ministro da Administração Pública Trabalho e Segurança Social (MAPTSS), António Pitra Neto, de que a criação da Escola de Música, através do referido ministério, é uma ferramenta que o governo coloca à disposição dos jovens para poderem aumentar os seus conhecimentos na área musical.

    Em declarações à imprensa a margem do primeiro concerto do ano lectivo 2013 da Escola de Música afecta ao MAPTSS, Pitra Neto referiu que engrandece também o plano da cultura nacional em diversificar e trazer maior qualidade à música.

    Outro assunto destacado foi a palestra que marcou as celebrações do 111ºaniversário do município do Bailundo, província do Huambo, no dia 16 deste mês, na terça-feira passada.

    Segundo o escritor e historiador, Elias Sanjukila, que falava nesta palestra, o Bailundo ascendeu a categoria de vila através do decreto-lei nº 54 do Boletim Oficial nº1 de 1902 e foi fundada pelo português Teixeira da Silva. Neste ano (1902), foi criado o Posto do Bimbe, a 16 de Julho, passando então a denominar-se Katapi e posteriormente Vila Teixeira da Silva.

    O convite feito pelo Governo de Malanje aos estudantes de arquitectura do 4º ano da Faculdade de Engenharia da Universidade Agostinho Neto para trabalharem em Malanje marcou também os noticiários da semana.

    Para o governador Norberto dos Santos, que falava na segunda-feira, com os referidos estudantes em Malanje,disse que estes podem contribuir no desenvolvimento arquitectónico da região.

    A semana ficou ainda arca com a participação de representantes angolanos na nona edição do Festival Panafricano da Música(Fespam), no Congo Brazzaville.

    O grupo musical Acapana e a cantora Pérola encantaram, em dois palcos diferentes, o público presente no Fespam.

    Ao longo da semana mereceu a atenção a solicitação dos criadores angolanos, em entrevista à Angop, de maior apoio da sociedade para a dinamização musical e cinematográfica no país.

    Assim, o músico e compositor angolano Lulas da Paixão apelou aos empresários a investirem mais no mercado musical, de forma a elevar cada vez mais a música nos próximos anos.

    No cinema, o realizador Henrique Narciso “Dito” avançou que o desenvolvimento e afirmação do mercado cinematográfico angolano passa por mais apoios, investimentos e incentivos aos criadores.

    Dito afirmou que só assim o mercado de produção cinematográfico nacional poderá dar um salto qualitativo e quantitativo, com o intuito de aproximar-se ao que é feito em outras paragens da sétima arte.

    O workshop sobre Jornalismo e Literatura, realizado no Instituto Médio de Economia de Luanda (IMEL), numa organização do Movimento Levarte, onde os jornalistas e escritores, Luís Fernandes e José Luís Mendonça, ressaltaram a nobreza do jornalismo e o rigor que os profissionais devem ter marcou igualmente a semana.

    Para Luís Fernandes, os profissionais da classe devem desempenhar as suas actividades com base na rigorosidade e na precisão, tendo sempre em atenção a verdade.

    Por sua vez, José Luís Mendonça, defendeu que o jornalista deve ser um investigador por excelência e permanente, de forma a dominar as matérias que estiver a trabalhar. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    TSE suspende julgamento de ações que pedem cassação de Moro por atos na pré-campanha em 2022; caso será retomado na 3ª

    O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu nesta quinta-feira o julgamento das ações que pedem a cassação do senador Sergio...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema