Sábado, Maio 11, 2024
20.1 C
Lisboa
More

    Decisão do título passa pela vila de Calulo

    País vai parar esta tarde para ver jogar as equipas mais competitivas da presente época

    Recreativo do Libolo e Kabuscorp do Palanca disputam hoje, a partir das 15h00, na vila de Calulo, partida com cariz de final, que marca o destaque da 28ª jornada do Campeonato Nacional de Futebol da I Divisão, Girabola.
    No regresso da competição, depois da pausa para entrada em cena dos Palancas Negras, na derradeira ronda da corrida ao Campeonato Africano das Nações (CAN-2012), a ser co-organizado pelo Gabão e Guiné-Equatorial, Libolo e Kabuscorp jogam com honras de candidatos à conquista do título máximo do futebol angolano.
    Separados na tabela classificativa por um escasso ponto (53-52), com vantagem para a formação de Calulo, os contendores escrevem, hoje à tarde, uma nova página na história da competição, pois nunca as contas em torno do campeão foram feitas sem o concurso dos colossos Petro de Luanda e 1º de Agosto, ou ainda dos integrantes da chamada segunda força, ASA e Interclube.
    Por conta de um percurso regular, Recreativo do Libolo e Kabuscorp do Palanca invertem os papéis e subalternizam os papões do Girabola. Algumas vezes beneficiaram do ajuizamento menos correcto das arbitragens, mas, no essencial, marcam a diferença pelo seu melhor preparo competitivo em relação à concorrência, daí o mérito da vantagem que detêm.Os números de ambas equipas na prova, expressos em 16 vitórias para cada uma, em 27 jogos, 5-4 (empates), 6-7 (derrotas) e 42-20/42-24 na relação entre golos sofridos e marcados, atestam o equilíbrio existente, razão pela qual se desaconselha a indicação de um favorito à conquista dos três pontos.
    Nem o factor casa faz da equipa às ordens de Zeca Amaral, treinador angolano que abandonou o comando dos Palancas Negras para abraçar o projecto ambicioso do grémio do Kwanza-Sul, mais cotada do que o adversário.
    Líder indiscutível na mobilização do apoio popular, facto que confere dignidade ao futebol angolano, o Kabuscorp do russo Victor Bondarenko já mostrou possuir argumentos para discutir a vitória em qualquer campo do país. Chegou a fazer, sobretudo na primeira volta, vários jogos com “nota artística”.
    O desfecho da partida está longe de sentenciar a discussão do título no plano das hipóteses matemáticas, mas deixa o vencedor em situação privilegiada para a materialização do almejado feito inédito, a duas jornadas do fim da prova.

    Em teoria, o Recreativo do Libolo tem uma recta final mais acessível, por visitar o Progresso do Sambizanga e receber, em Calulo, o FC Cabinda, ambos assoberbados nas contas da permanência na I Divisão, enquanto o Kabuscorp do Palanca tem de colocar “conversa em dia” com o Petro de Luanda e defrontar o indesejado Santos FC.
    Apenas duas equipas (Interclube e Petro) conseguiram sair dos domínios do Libolo com os três pontos na bagagem. Por essa lógica, os pupilos de Zeca Amaral são amplamente favoritos à vitória, porém esbarram na fortaleza dos números do Kabuscorp, que fora de casa somou 21 significativos pontos e derrotou o seu adversário, por 2-1, na primeira volta.
    Lançados os dados, a partida, que tem a particularidade de ser ajuizada por Hélder Martins, o árbitro mais categorizado do país, tem as condições para que a “nação futebol” viva momentos a serem recuperados mais tarde. E, pela grandeza do evento, Angola está convocada a seguir os acontecimentos através da TPA.
    Hoje jogam ainda 1º de Maio-ASA, Santos FC-Sagrada Esperança, Académica do Soyo-Progresso do Sambizanga e 1º de Agosto-FC Cabinda. Amanhã o Petro recebe a Académica do Lobito.

     

    Honorato Silva

    Fonte: Jornal de Angola

    Fotografia: Jornal de Angola

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Ativistas climáticos pressionam Biden para interromper as exportações de petróleo do novo terminal petrolífero

    Os ativistas climáticos que pressionaram com sucesso o Presidente Joe Biden a suspender as novas exportações de gás natural...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema