Quinta-feira, Maio 23, 2024
12.7 C
Lisboa
More

    Cuanza Norte: Vila de Bolongongo ganha sistema de abastecimento de água canalizada

    Os dois mil habitantes da vila de Bolongongo, sede do município com o mesmo nome, província do Cuanza Norte, beneficiam desde terça-feira de um novo sistema de captação, tratamento e distribuição de água canalizada, inaugurado pelo governador provincial, Henrique André Júnior.

    O empreendimento que tem como ponto de captação o rio Cuale que passa há três quilómetros da vila tem uma capacidade de bombear 350 metros cúbicos de água por dia e numa primeira fase abastecerá 18 chafarizes e dezasseis lavandarias.

    Construído no âmbito do Programa “Água para Todos”, o sistema fornecerá ainda o precioso líquido às aldeias “Bolongongo”, Quiboto, Quidila e Lenvula através de cento e seis ligações domiciliares.

    Em declarações à Angop, após o corte da fita, o director provincial de Energia e Águas, Joaquim Jerónimo, disse que o projecto de construção da obra foi implementado de Junho de 2013 a Dezembro de 2015, com o propósito de suprimir a escassez de água entre os habitantes.

    Numa empreitada executada pela empresa Sinohidro, a obra comporta entre outras dependências um laboratório de análise de qualidade, salas de captação e de tratamento, assim como um tangue de distribuição com capacidade para armazenar 350 metros cúbicos.

    Sustentado por um grupo gerador de 2.000 KVA, o sistema garantiu emprego directo a seis jovens da localidade.

    Na ocasião, o director provincial de energia e águas pediu aos beneficiários a preservarem os equipamentos, visando valorizar o investimento do governo e servir também as gerações vindouras.

    Desde a época colonial a vila de Bolongongo era abastecida de água canalizada a partir da captação que fornece o produto à vila de Quiculungo, (sede do município com o mesmo nome) distante há onze quilómetros, cujas avarias no sistema condicionavam o normal abastecimento.

    Henrique André Júnior procedeu, no mesmo dia, à inauguração de um sistema semelhante de abastecimento de água à sede da comuna de Quiquiemba, situada 60 quilómetros a noroeste da vila de Bolongongo, sede municipal.

    O município de Bolongongo cuja sede dista 150 quilómetros a norte de Ndalatando, capital do Cuanza Norte, tem uma extensão territorial de 1.018 quilómetros quadrados que incluem a comuna do Terreiro, tendo como população 12 mil, 635 habitantes, segundo os dados preliminares do censo geral da população e da habitação, de 2014. (ANGOP)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Espanha e Irlanda tentam que UE se incline para o reconhecimento da Palestina

    A decisão de mais três países, incluindo dois da UE, de reconhecerem a Palestina como Estado é simbólica, mas...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema