Sexta-feira, Maio 10, 2024
25.6 C
Lisboa
More

    Cuanza Norte: Destacado empenho dos brigadistas no registo eleitoral

    O porta- voz da Comissão Municipal Eleitoral de Cambambe (CME), província do Cuanza Norte, Manuel António Francisco, destacou nesta sexta-feira no Dondo, o empenho dos brigadistas envolvidos no processo do registo eleitoral, o que permitiu cadastrar mais de 36 mil cidadãos na região, desde o arranque do processo em Agosto de 2016.

    O facto foi manifestado a imprensa no termo de uma visita de constatação efectuado pelos membros da CME aos postos de registo eleitoral com o propósito de avaliar o andamento do processo na municipalidade.

    Precisou que durante a visita guiada pelo director municipal dos Registos, Manuel Pascoal Simão, os membros da CME, constataram com satisfação a forma como a população respondeu ao chamamento para o registo eleitoral, levando-os a conclusão de terem sido já cadastrados a maior parte da população votante.

    Salientou que tal conclusão resulta do facto de nestes últimos dias constatar-se cada vez menos cidadãos a afluírem aos postos de registo, contrariamente aos meses anteriores em que se registavam grandes filas de cidadãos ávidos de actualizarem os seus dados eleitorais.

    A comitiva, integrada por comissários e representantes de partidos políticos, interagiu com os agentes eleitorais das quatro brigadas existentes no município de Cambambe, todas elas concentradas no Dondo (sede municipal), de quem receberam explicações das acções desenvolvidas por eles.

    Segundo a fonte, os comissários receberam a garantia dos brigadistas que a população residente na cidade do Dondo e em zonas consideradas de difícil acesso a nível das comunas de Massangano, Dange-Ya- Menha, São Pedro da Quilemba e Zenza do Itombe, já está habilitada para participar nas próximas eleições gerais previstas para Agosto deste ano.

    Assegurou que até ao momento não se registam constrangimentos, que possam inviabilizar o processo, o que indica a realização de todas as tarefas, até final do processo, previsto para 31 de Março, em curso.

    “O acompanhamento do andamento do registo eleitoral, faz parte dos encargos da CNE, e, ao que constatamos, tudo decorre com normalidade para a conclusão exitosa”, afirmou a fonte.

    Referiu que apesar de tudo isto, é importante que os partidos políticos continuem a fazer o trabalho de sensibilização, para que os cidadãos em idade eleitoral, que ainda manifestam reservas quanto ao processo, possam aderir ao registo.

    O município de Cambambe conta com quatro brigadas de registo, integradas por 32 brigadistas.

    Dados da direcção municipal dos Registos indicam o cadastramento de 36 mil e 857 cidadãos, 27 mil e 167 dos quais durante a primeira fase do processo que decorreu entre Agosto a Dezembro de 2016. (Angop)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    A reabilitação de David Cameron como ministro das Relações Exteriores após seu fracasso no Brexit

    Quando parecia que sua vida política havia terminado com o humilhante fracasso de sua aposta para manter o Reino...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema