Quinta-feira, Maio 16, 2024
13.5 C
Lisboa
More

    Cuanza Norte: Chuvas destroem 343 casas e desalojam mais de sete mil pessoas

    Trezentos e 43 residências ficaram destruídas, deixando sete mil e 403 pessoas desalojadas, em consequência das chuvas que se abateram, no período entre Janeiro de 2015 à primeira quinzena de Fevereiro de 2016, sobre a província do Cuanza Norte.

    A informação foi prestada sexta-feira, pelo comandante provincial do Cuanza Norte dos Serviços de Protecção Civil e Bombeiros, sub-comissário bombeiro João António Cassua, durante a reunião da Comissão Provincial de Protecção Civil dedicada a avaliação das consequências das enxurradas.

    De acordo com o responsável, além de provocar o aumento dos caudais dos rios Kwanza, Lucala, Capacala, Mucoso, Muembeji, Camungo e Catende, as chuvas destruíram os tectos de 311 residências e inundações 806 outras.

    Uma igreja, um hospital, bombas de combustível, armazém, escola, cemitério, centro de captação e tratamento de água e duas pontes constam entre as infraestruturas afectadas pelas enxurradas que provocaram um morto e três feridos, disse o responsável.

    De acordo com o mesmo, sete mil e 403 pessoas necessitam de serem realojadas e de apoio.

    João Cassua sublinhou ainda que as chuvas intensas que se registam na província constituem igualmente uma ameaça às próximas colheitas, em consequência da inundação das lavras, facto que têm dificultado o trabalho dos camponeses.

    Disse que mil 507 lavras foram destruídas, sendo mil e 70 por inundações, no município de Cambambe, e 322 outras por elefantes, nos municípios de Golungo Alto e Ngonguembo.

    Face a situação as autoridades estão a garantir assistência aos sinistrados, com a entrega de chapas de zinco e bens alimentares.

    O responsável garantiu que a Comissão de Protecção Civil tem elaborado políticas de socorro e apoio social, com destaque para as medidas de reforço do saneamento básico, mapeamento de zonas de risco, entre outras.

    Com 10 municípios e 32 comunas, a província do Cuanza Norteprovíncia é habitada por 427 mil e 971 pessoas.

    O encontro foi orientado pelo vice-governador provincial para a área política e social e coordenador executivo da Comissão provincial de Protecção Civil do Cuanza Norte, José Alberto Quipungo. (ANGOP)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Excesso de capacidade na indústria siderúrgica da China se espalha para os mercados de exportação

    Uma investigação do Ministério do Comércio da Tailândia poderá ampliar as medidas anti-dumping contra bobinas de aço laminadas a...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema