Quinta-feira, Maio 16, 2024
18.9 C
Lisboa
More

    Cuando Cubango: Administradoras auguram melhorias no fornecimento de energia

     

    (DR)
    (DR)

    Menongue – As administradoras municipais do Cuito Cuanavale e do Cuchi, na província do Cuando Cubango, Sara Luísa Mateus e Verónica Mutango, respectivamente, prognosticaram melhorias no abastecimento de energia eléctrica com a construção de uma central e mini-hídrica.

    As administradoras manifestaram este optimismo sexta-feira à imprensa depois da apresentação do projecto por técnicos da Empresa Nacional de Electricidade (ENE) na sede do governo provincial, acto testemunhado pelo secretário de Estado de Energia, Joaquim Ventura, pelo vice-governador para os serviços técnicos e infra-estruturas, Joaquim Malichi, PCA da ENE, José Carlos Neves, entre outros membros convidados.

    Sara Luísa Mateus, administradora do Cuito Cuanavale, precisou que a construção, a partir deste ano, da central térmica com capacidade para 7,5 megawatts constitui uma mais-valia para toda a população daquela circunscrição.

    “Com esta potência a administração vai melhorar a vida das populações, bem como contribuir para o desenvolvimento económico e social do município porque com a energia surgirão serviços que vão contribuir na criação de hotéis e presença de turísticas na sede pela importância histórica que o Cuito Cuanavale tem”, destacou a responsável.

    Sara Mateus informou que actualmente a sede municipal é abastecida por uma fonte alternativa que está aquém da demanda, o que tem causado restrições, situação que será superada uma vez que a central irá abranger 20 utentes com o sistema pré-pago.

    A administradora do Cuchi, Verónica Mutango, considerou um grande passo a construção de uma mini-hídrica na sede da municipalidade, a partir de 2015, uma vez que tem-se registado muitos gastos financeiros na manutenção e aquisição do combustível para a utilização dos geradores actuais de 115 KVA.

    A responsável defendeu, por outro lado, celeridade na concretização da empreitada por fazer muita falta às populações daquele município, uma vez que a alternância dos geradores no abastecimento da corrente eléctrica não tem sido suficiente, tendo em conta que a prioridade vai para as instituições do Estado nos dias úteis de trabalho. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Excesso de capacidade na indústria siderúrgica da China se espalha para os mercados de exportação

    Uma investigação do Ministério do Comércio da Tailândia poderá ampliar as medidas anti-dumping contra bobinas de aço laminadas a...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema