Sexta-feira, Maio 17, 2024
15.1 C
Lisboa
More

    CP acusada de incúria na morte de ex-vice-reitor de Coimbra

    Antigo vice-reitor da Universidade de Coimbra foi colhido por comboio, junto à estação de Coimbra-B. Empresa sabia que portas das carruagens podiam ser abertas em locais indevidos e só resolveu problema após morte do professor catedrático.

    Apesar de “uma frequência significativa de eventos relacionados com a abertura das portas em locais indevidos”, a CP não procedeu a uma “análise desse risco para o caso das portas de abertura manual” dos comboios de alta velocidade.

    Também não implementou mecanismos que impedissem que as portas das carruagens pudessem ser abertas quando a circulação acontecia a menos de cinco quilómetros/hora. Só após o acidente que, em janeiro de 2020, matou o professor catedrático da Universidade de Coimbra, Sebastião Tavares de Pinho, junto à estação de Coimbra-B, é que a empresa tomou medidas para travar episódios semelhantes.

    A conclusão é do Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários (GPIAAF) e está expressa no relatório que concluiu a investigação ao caso, ocorrido em 23 de janeiro de 2020. Nesse dia, o antigo vice-reitor da Universidade de Coimbra, de 82 anos, regressava a casa, depois de ter participado, em Lisboa, na sessão de homenagem ao professor José V. de Pina Martins.

    Publicidade

    spot_img
    FonteJN

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    TSE suspende julgamento de ações que pedem cassação de Moro por atos na pré-campanha em 2022; caso será retomado na 3ª

    O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu nesta quinta-feira o julgamento das ações que pedem a cassação do senador Sergio...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema