Quinta-feira, Maio 16, 2024
13.5 C
Lisboa
More

    Comissões especializadas da ONU prosseguem debates temáticos

    Nova Iorque – As Comissões Especializadas da Assembleia Geral das Nações Unidas iniciaram, esta segunda-feira, a sua segunda semana de debates temáticos, que culminam, em Dezembro próximo, com a adopção das respectivas resoluções.

    Sede das Nações Unidas (ANGOP/arquivo)
    Sede das Nações Unidas (ANGOP/arquivo)

    As principais Comissões – seis no total – respondem pelo Desarmamento, Paz e Segurança Internacional; Assuntos Económicos e Financeiros; Desenvolvimento Social, Humanitário e Cultural; Questões de Política Especial e Descolonização; Administração e Orçamentos e Assuntos Jurídicos e Legais.

    Os debates enquadram-se no âmbito da 69ª sessão da Assembleia Geral, inaugurada a 16 de Setembro, em Nova Iorque. O período do Debate Geral, reservado às intervenções dos chefes de Estado ou seus representantes terminou a 3 do corrente mês.

    O vice-Presidente da República de Angola, Manuel Domingos Vicente, esteve a representar o chefe de Estado, José Eduardo dos Santos.

    O período de debates tem, como um dos pontos altos, a eleição de Estados membros para os principais órgãos das Nações Unidas, como são, os Conselhos de Segurança, Económico e Social (ECOSOC), e dos Direitos Humanos e os magistrados do Tribunal Internacional de Justiça.

    Relativamente ao Conselho de Segurança, o mais visível e influente órgão do sistema das Nações, encarregue de zelar pelo estabelecimento e manutenção da paz e segurança mundiais, Angola concorre à única vaga por África, como membro não permanente.

    A sua candidatura, que conta com o apoio tácito do conjunto dos Estados Africano, por força do endosso da União Africana, tem em vista suceder ao Rwanda, que cessa, a 31 de Dezembro próximo, o mandato de dois anos.

    Esta eleição está aprazada para quinta-feira próxima, 16 de Outubro e o mandato, de dois anos, tem início a 01 de Janeiro de 2015.

    Com a sua quase certa eleição, Angola vai juntar-se, em representação de África, à Nigéria e ao Tchad, cujos mandatos apenas terminam a 31 de Dezembro de 2015. No total, são 15 os membros do Conselho, 10 dos quais não permanentes.

    Esta será a sua segunda vez que Angola aspira a este selecto grupo, onde pontificam as cinco potências que constituem os membros permanentes, designadamente EUA, Rússia, China, França e Reino Unido.

    A sua primeira eleição ao órgão ocorreu a 27 de Setembro de 2002.

    Diplomatas e técnicos angolanos continuam, entretanto, a desdobrar-se em discretas acções de campanha, à busca e consolidação do apoio do maior número possível de países membros, “com vista a garantir uma eleição digna, à dimensão e magnitude do país”.

    O ministro das Relações Exteriores, Georges Rebelo Chikoti, é aguardado, a todo o momento, em Nova Iorque, para liderar a delegação angolana ao pleito, que já inclui o secretário de Estado, Manuel Augusto, e outros altos funcionários do mesmo pelouro.

    Concorrem ao mesmo órgão a Malásia, pela região da Ásia e Pacífico e a Venezuela, pela América Latina e Caraíbas. Por seu lado, a Espanha, Nova Zelândia e Turquia disputam as duas vagas em aberto pela “Europa Ocidental e outros Estados”.

    Para serem eleitos, os candidatos precisam, de pelo menos, 2/3 dos votos dos países presentes.

    Entretanto, outras eleições estão igualmente previstas para os órgãos subsidiários da organização, como são os casos dos Comités do Programa e de Coordenação, de Organização da Comissão de Consolidação da Paz, do Alto-comissário para os Refugiados e do Director Executivo do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Populacionais.

    Para o Conselho Económico e Social concorrem 18 candidatos, sendo por África o Burkina Faso, Ghana, Mauritânia, Uganda e Zimbabwe, 15 para o Conselho dos Direitos Humanos, a que concorrem o Botswana, Gabão, Nigéria e Congo Brazzaville por África e cinco para o Tribunal Internacional de Justiça.

    São membros africanos deste órgão o Marrocos, Uganda e a Somália. O primeiro cessa as suas funções em Fevereiro próximo, não sendo ainda conhecidos os candidatos ao posto. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Excesso de capacidade na indústria siderúrgica da China se espalha para os mercados de exportação

    Uma investigação do Ministério do Comércio da Tailândia poderá ampliar as medidas anti-dumping contra bobinas de aço laminadas a...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema