Segunda-feira, Maio 13, 2024
19.4 C
Lisboa
More

    Chefe da OTAN no Afeganistão diz que os EUA violaram regras em ataque a hospital

    (AFP)
    (AFP)

    John Campbell, que dirige a missão da OTAN no Afeganistão, afirmou que as tropas norte americanas não seguiram as regras que regem um ataque aéreo no bombardeamento ao hospital de Kunduz, informou o jornal The New York Times nesta quarta-feira.

    Essas “regras de conduta” do exército americano ditam os procedimentos prévios a um ataque aéreo. Um bombardeio é legítimo apenas em caso de “eliminação de terroristas, protecção de soldados americanos em dificuldades e apoio às tropas afegãs”, explica o jornal.

    O bombardeamento no sábado de um hospital da ONG Médicos Sem Fronteiras em Kunduz, que matou 22 pessoas, “muito provavelmente não pertencia a nenhuma dessas categorias”, afirmou o general John Campbell, em declarações divulgadas pelo veículo.

    Pior ainda, as forças americanas que realizaram o ataque aparentemente por um erro “não visualizaram o alvo” que seus colegas afegãos os pediam para atacar, explica a mesma fonte.

    Na terça-feira, ante a comissão de Forças Armadas do senado, o general Campbell admitiu que o hospital do MSF em Kunduz foi bombardeado “por erro” em um ataque americano solicitado pelos afegãos, porém foi decidido por autoridades americanas.

    Os soldados afegãos afirmaram que havia talibãs dentro do estabelecimento sanitário. (afp.com)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Estudos sobre Angola devem focar-se na multiculturalidade

    Os estudos sobre Angola devem ter em conta o seu aspecto multicultural, pois seguem uma cadência de cultura heterogénea,...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema