A chanceler alemã, Angela Merkel, encontrou-se na tarde de ontem com o líder da UNITA, Isaías Samakuva, com quem abordou a situação política, económica e social do país.
O presidente do maior partido da oposição angolana disse que abordou com Angela Merkel a realidade actual do país. “A chanceler alemã pôs-nos algumas questões e falámos da liberdade de imprensa, da democracia no país e de questões sociais. Disse-lhe que a parceria com a Alemanha é importante e que quando os países investem em Angola devem ter em consideração a promoção da democracia e a importância de todos beneficiarem das riquezas do país”, frisou.
Questionado sobre as questões formuladas por Angela Merkel, o líder do “galo negro” respondeu que a dirigente alemã procurou saber sobre a liberdade de imprensa, democracia e liberdade de reunião, e das semelhanças e diferenças, do ponto de vista político e ideológico, entre o MPLA e a UNITA. Samakuva acrescentou que o encontro também analisou as próximas eleições.
“Falámos da necessidade do pleito ser livre, justo e credível. Concordámos que as eleições são importantes para a democracia e que é necessário evitar que elas sejam fontes de conflitos. Por essa razão, a transparência é muito importante nas próximas eleições”, disse o líder da UNITA.
Quanto ao proveito da visita da líder alemã para Angola, Samakuva referiu que Berlim pode apoiar em sectores como das energias renováveis e agrícola.
Conselho aos jornalistas
Fonte: Jornal de Angola