Segunda-feira, Setembro 9, 2024
19.2 C
Lisboa
More

    Chanceler pede a jornalistas defesa do interesse público

    A chanceler alemã, Angela Merkel, encontrou-se na tarde de ontem com o líder da UNITA, Isaías Samakuva, com quem abordou a situação política, económica e social do país.
    O presidente do maior partido da oposição angolana disse que abordou com Angela Merkel a realidade actual do país. “A chanceler alemã pôs-nos algumas questões e falámos da liberdade de imprensa, da democracia no país e de questões sociais. Disse-lhe que a parceria com a Alemanha é importante e que quando os países investem em Angola devem ter em consideração a promoção da democracia e a importância de todos beneficiarem das riquezas do país”, frisou.
    Questionado sobre as questões formuladas por Angela Merkel, o líder do “galo negro” respondeu que a dirigente alemã procurou saber sobre a liberdade de imprensa, democracia e liberdade de reunião, e das semelhanças e diferenças, do ponto de vista político e ideológico, entre o MPLA e a UNITA. Samakuva acrescentou que o encontro também analisou as próximas eleições.
    “Falámos da necessidade do pleito ser livre, justo e credível. Concordámos que as eleições são importantes para a democracia e que é necessário evitar que elas sejam fontes de conflitos. Por essa razão, a transparência é muito importante nas próximas eleições”, disse o líder da UNITA.
    Quanto ao proveito da visita da líder alemã para Angola, Samakuva referiu que Berlim pode apoiar em sectores como das energias renováveis e agrícola.

    Conselho aos jornalistas

    A chanceler alemã  aconselhou a classe jornalística a perseguir um serviço que beneficie o interesse público e a agir com prudência para ajudar na edificação do Estado democrático e de direito. Esta informação foi prestada ontem pela secretária-geral do Sindicato dos Jornalistas Angolanos (SJA), Luísa Rogério, no final do encontro que a chanceler manteve com membros da sociedade civil, no quadro da sua visita a Angola. A sindicalista disse ter ouvido de Angela Merkel que Angola não tem uma imagem má como muitos, no exterior,  ainda pensam, porque o país está “em franco crescimento”.

    Fonte: Jornal de Angola

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Grandes empresas petrolíferas e comerciantes de petróleo competem para investir em actividades downstream

    Gigantes do comércio de petróleo e as empresas petrolíferas nacionais de alguns dos maiores produtores de petróleo do Oriente...

    Artigos Relacionados

    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema