Quinta-feira, Maio 16, 2024
17.3 C
Lisboa
More

    Centros de artes e ofícios formam desempregados

    Os Centros de Formação Profissional de Benguela, afectos ao Ministério da Administração Pública, Emprego e Segurança Social (MAPESS), inscreveram, para o presente ano lectivo, 2.670 formandos, dos quais 2.357 são do sexo masculino.
    O director provincial do MAPESS em Benguela, Francisco Dambi, revelou, durante o acto de abertura dos cursos, que decorreu no Pavilhão de Artes e Ofícios, no Lobito, que os serviços provinciais controlam 12 unidades, entre as quais cinco pavilhões, igual número de unidades móveis e dois centros fixos, situados no Lobito. Estes empreendimentos estão vocacionados para ministrar cursos de pedreiro, canalizador, serralheiro, electricista de baixa tensão e mecânico auto. Os centros ministram ainda cursos de bate-chapas, electricidade auto, culinária, carpintaria, agricultura, informática, secretariado, electrónica, corte e costura, fabrico de calçados, cintos e bolsas.
    No decurso de 2011 foram inscritos 3.169 alunos, dos quais 2.463 do sexo masculino.
    De acordo com Francisco Dambi, do número referido, 2.525 concluíram a formação com êxito, sendo 558 do sexo feminino. Entre os formandos do ano transacto, 40 por cento foram inseridos no mercado de emprego, nas empresas de construção civil privadas, sedeadas em Benguela, Lobito, Balombo, Cubal e Ganda, e 20 por cento foram enquadrados nas empresas de Águas e Saneamento de Benguela, Lobito e Ganda, e no Porto Comercial do Lobito.
    Criaram-se 136 microempresas, sendo 65 na área de culinária, 28 na de electricidade de baixa tensão, 15 na canalização, igual número no fabrico de cintos e calçado e 13 em carpintaria.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Presidente da República recomenda aumento da produção de petróleo e gás

    O Presidente da República, João Lourenço, recomendou, esta quinta-feira, em Luanda, ao reconduzido Conselho de Administração da Sonangol, o...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema