Sábado, Maio 25, 2024
23.8 C
Lisboa
More

    CAN fora de Marrocos e Marrocos fora da CAN

    Logotipo da Confederação Africana de Futebol (RFI)
    Logotipo da Confederação Africana de Futebol (RFI)

    Taça das Nações Africanas de 2015 mantém-se nas datas previstas, mas com outro país organizador. Nigéria, Angola e Gabão estão entre os candidatos.

    É oficial. A próxima edição da Taça das Nações Africanas (CAN), agendada para o início de 2015, não se vai realizar em Marrocos, como estava previsto. Depois da recusa do país magrebino em receber a competição na data estabelecida (entre 17 de Janeiro e 8 de Fevereiro), devido à epidemia de ébola que tem afectado alguns países do continente, a Confederação Africana de Futebol (CAF) confirmou, em comunicado, que o torneio não será em Marrocos e que vai manter-se na data prevista, uma decisão que implica, ainda, a exclusão da selecção marroquina do torneio.

    “Depois de ter comunicado a 3 de Novembro a sua decisão firme e unânime de manter a competição nas datas indicadas, o Comité Executivo confirma que a Taça das Nações Africanas 2015 não será em Marrocos”, pode ler-se no comunicado da CAF, acrescentando que esta decisão implica a exclusão da selecção marroquina: “O Comité Executivo decidiu que a equipa nacional de Marrocos está automaticamente desqualificada e não pode participar na 30.ª edição da CAN.”

    A pouco mais de dois meses da data de início da competição, a CAF terá agora de encontrar um país que esteja disposto a receber a competição para a qual ainda só estão qualificadas duas das 16 equipas (Cabo Verde e Argélia) que irão participar na fase final. A CAF diz que já recebeu várias propostas neste sentido. “O Comité Executivo recebeu algumas candidaturas de federações nacionais que estão dispostas a organizar a prova nas datas previstas. Estas propostas estão a ser estudadas e a decisão será tomada em breve, tal como a decisão sobre a data e o local do sorteio da fase final”, diz ainda o comunicado da CAF.

    Esta é a segunda vez consecutiva que o local da CAN não foi o original. O torneio de 2013 era para ter sido organizado pela Líbia, mas a guerra civil no país que conduziu à queda do regime de Khaddafi obrigou a competição a mudar-se para a África do Sul. O país que recebeu o Mundial 2010 já fez saber que não está disponível para ser o organizador da CAN 2015 por motivos financeiros. Segundo a imprensa internacional, Angola, Nigéria e Gabão são alguns dos países que já manifestaram interesse em organizar a prova. (publico.pt)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Como é que Itália vê a abertura de Ursula von der Leyen para cooperar com Meloni?

    Meios de comunicação social italianos descrevem a declaração da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, como ousada,...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema