Sexta-feira, Março 1, 2024
15.2 C
Lisboa
More

    Cameron se encontra com Zelenskiy em Kiev durante 1ª viagem como novo ministro das relações exteriores britânico

    novo ministro das Relações Exteriores do Reino Unido, David Cameron, viajou para Kiev e se encontrou com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, em sua primeira viagem de trabalho ao exterior, disse o líder ucraniano nesta quinta-feira.

    O ex-premiê Cameron, que foi nomeado como novo chanceler do país na segunda-feira, disse em um vídeo postado pelo gabinete de Zelenskiy que ele queria ressaltar o apoio de Londres à Ucrânia.

    Zelenskiy disse que estava grato pelo gesto, que ocorre em meio a um conflito no Oriente Médio que, segundo ele, desviou a atenção global da guerra da Ucrânia com a Rússia, que está agora em seu 21º mês e não tem fim à vista.

    “O mundo não está tão concentrado na situação do campo de batalha na Ucrânia, e essa divisão do foco realmente não ajuda”, disse ele.

    A demonstração de apoio ocorre no momento em que a Ucrânia está observando atentamente qualquer sinal de que a assistência militar e financeira vital do Ocidente para Kiev esteja diminuindo, depois que sua contraofensiva diante das forças russas não conseguiu produzir um grande avanço.

    O Reino Unido tem sido um aliado próximo da Ucrânia durante a guerra em grande escala lançada pela Rússia em fevereiro de 2022.

    “O que eu quero dizer ao estar aqui é que continuaremos a lhe dar o apoio moral, o apoio diplomático… mas, acima de tudo, o apoio militar de que você precisa, não apenas neste ano e no próximo, mas pelo tempo que for necessário”, disse Cameron.

    Ele acrescentou que o Reino Unido trabalhará com seus aliados “para garantir que a atenção esteja aqui na Ucrânia”.

    O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, disse que ele e Cameron conversaram em seu ministério.

    “O Reino Unido continua firme no fornecimento de armas à Ucrânia, aumentando sua coprodução e livrando o Mar Negro das ameaças russas”, disse Kuleba no X.

    As declarações ucranianas não informaram quando as conversas ocorreram. As rigorosas medidas de segurança em vigor devido à guerra significam que os detalhes das visitas de autoridades estrangeiras às vezes só são divulgados algum tempo depois de terem ocorrido.

    Publicidade

    spot_img
    FonteREUTERS

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Navalny: Multidão desafia autoridades e assiste a funeral

    Milhares de pessoas ignoraram os avisos das autoridades e concentraram-se junto à igreja de Moscovo para assistir ao funeral...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema